segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MÉDIO ORIENTE E TIMOR-LESTE EM DESTAQUE NA VISITA DE MNE PAULO PORTAS



PDF - LUSA  

Nova Iorque, 21 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, participa a partir de hoje numa série de eventos da presidência portuguesa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em que estarão em destaque o Médio Oriente e Timor-Leste.

O processo de paz israelo-palestiniano, Líbia e Síria dominam a agenda do primeiro dia, em que terá lugar um briefing do enviado especial do secretário geral da ONU para o Médio Oriente, Richard Serry, seguido de consultas informais dos 15 membros do Conselho de Segurança, presidido este mês por Portugal

Os contactos têm lugar na véspera da votação na Assembleia-geral, apresentada por três países europeus, condenando o regime da Síria por violações humanitárias, que conta com o apoio de Jordânia, Marrocos, Qatar e Arábia Saudita.

O objetivo da resolução apresentada por França, Reino Unido e Alemanha é também apelar às autoridades para implementar o plano de paz da Liga Árabe e as resoluções do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, segundo disse à Lusa um diplomata de um dos países proponentes.

Ainda hoje, Portas encontra-se com o secretário-geral da ONU e o presidente da Assembleia-Geral.

Na terça feira, o ministro presidirá ao debate do Conselho de Segurança sobre Timor-Leste, em que será feito o ponto de situação no país e se discutirá a próxima fase do apoio da ONU, após a retirada da missão internacional (UNMIT), em 2012.

Este debate irá contar com a participação da representante especial do Secretário-Geral para Timor-leste, Ameerah Haq e do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa.

Para o mesmo dia está marcada a adoção de uma resolução do Conselho de Segurança sobre pirataria na Somália.

Também na terça-feira, Portas terá um encontro com os representantes permanentes dos cinco países recém-eleitos para o Conselho de Segurança no biénio 2012-13 e com os embaixadores junto da ONU dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Este encontro terá como objetivo "dar sequência ao empenho do Governo na promoção da Língua Portuguesa da ONU e reforço da cooperação entre os países lusófonos no quadro da ONU, nomeadamente sobre candidaturas" ao sistema das Nações Unidas, segundo informação do MNE.

Na quarta-feira, Portas presidirá ao debate sobre "Novos Desafios à Segurança", principal iniciativa da presidência portuguesa do Conselho de Segurança.

Esta contará com a presença do secretário-geral, Ban Ki-moon, do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, do Diretor do gabinete anti-narcotráfico e criminalidade organizada (UNODC), Yuri Fedotov, e ainda da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan.

O debate irá centrar-se no impacto em termos de segurança humana das alterações climáticas, pandemias, crime organizado e outras novas ameaças.

No final deverá ser adotada uma declaração presidencial do Conselho de Segurança sobre o tema.

Sem comentários:

Mais lidas da semana