quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Miguel Beleza : GREVE GERAL NÃO DEVIA SER EM LISBOA MAS EM FRANKFURT OU PARIS




Alberto Teixeira - Económico

O antigo ministro das Finanças Miguel Beleza lembra que a austeridade foi imposta em troca da assistência internacional a Portugal.

Miguel Beleza tem "dificuldades em compreender os ganhos na greve geral" marcada para amanhã. Para o economista, que lembrou que o programa de austeridade foi imposto em troca da assistência financeira internacional, "o local para fazer a greve geral não é em Lisboa, mas antes em Frankfurt ou Paris".

Beleza diz, porém, que os portugueses têm todas as razões e direitos para se manifestarem. No entanto, reforçou: "Face ao programa internacional em vigor e por não se vislumbrar qualquer alteração significativa ao programa de austeridade, o que vamos ganhar com isto? Com toda a franqueza, não acho que a greve faça sentido", disse em declarações ao Grande Jornal do Etv.

O antigo ministro falou ainda sobre a actual crise de dívida que afecta a Europa para dizer que "vai acelerar a criação do governo económico da zona euro".

Sobre a criação das 'eurobonds', o antigo ministro das Finanças revelou que não será por esta via que os líderes europeus vão conseguir resolver os problemas de endividamento na região. "Não devemos começar pelas 'eurobonds'. Não podemos ter um esquema que estimule a indisciplina dos países membros. A não ser que haja um governo económico poderoso. Isso seria bom para Portugal", frisou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana