sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Moçambique: “África deve aproveitar crise para potenciar cooperação” – CPLP




SAPO NOTÍCIAS - LUSA

O secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, disse hoje à Lusa em Maputo que África deve aproveitar a crise que os tradicionais países doadores atravessam para potenciar a cooperação continental e projetar o seu próprio desenvolvimento.

Domingos Simões Pereira reconheceu a preocupação que se vive em África devido à difícil conjuntura que se verifica na União Europeia e nos EUA, quando falava à margem da VIII Reunião de Ordenadores Nacionais dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor Leste com a União Europeia, que se realiza em Maputo.

"Temos que reconhecer que a atual conjuntura da crise coloca em sentido todos os países, todos estamos preocupados, sobretudo porque o alcance e o âmbito da crise ainda não são totalmente conhecidos, nem dominados", afirmou Domingos Simões Pereira.

"Mas eu quero acreditar que a resolução dos problemas dos países africanos depende sobretudo dos próprios africanos, do modo como irão articular os mecanismos de cooperação e parceria", enfatizou o secretário-executivo da CPLP.

Num momento em que paira a ameaça de reduzirem os compromissos dos países doadores para com o continente, África deve encarar essa situação como uma oportunidade para capitalizar as suas próprias capacidades, acrescentou Domingos Simões Pereira.

"Temos de equacionar as nossas dificuldades e projetar o nosso desenvolvimento. A crise terá efeitos importantes, mas não determinantes para o nosso futuro", sublinhou o secretário-executivo da CPLP.

Referindo-se à importância da VIII Reunião de Ordenadores Nacionais dos PALOP e Timor Leste com a União Europeia, Domingos Simões Pereira declarou que o encontro servirá para um diagnóstico da cooperação e a identificação de novas oportunidades de colaboração.

"São 20 anos de cooperação a nível dos PALOP mais Timor-Leste e já foi gerada capacidade de cooperação consolidada com a União Europeia. Se houver mais coordenação de esforços haverá mais oportunidades de desenvolvimento", enfatizou o secretário-executivo da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana