MSE - LUSA
Díli, 18 nov (Lusa) - O Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões da Universidade de Timor-Leste em Díli celebrou hoje o 10º aniversário com "grande orgulho" e com o anúncio do aumento do números de alunos a receber no próximo ano letivo.
"É um motivo de grande orgulho. Um motivo de grande orgulho primeiro por Timor-Leste ter escolhido a mesma língua. São muitos países, são 250 milhões a falar português, e é um grande orgulho que o departamento tenha feito um trabalho tão meritório desde a sua criação há 10 anos", afirmou Maria Chaves, conselheira cultural da embaixada de Portugal em Díli.
Segundo Maria Chaves, cada vez há mais formandos a procurar aprender língua portuguesa.
"Há muita falta de quadros a falar português e são absorvidos automaticamente para os mais diversos ministérios, administração. São poucos para aquilo que era preciso", disse, salientando o anúncio feito hoje pelo reitor daquele estabelecimento de ensino de aumentar o número de vagas da licenciatura em língua portuguesa de 75 para 100.
Na cerimónia do 10º aniversário participaram professores e alunos, que cantaram e declamaram poesia em português.
Desde 2000, que 81 timorenses concluíram a sua formação superior na área da língua portuguesa.
Na Universidade de Timor-Leste, o Instituto Camões coopera também no ensino da disciplina de língua portuguesa aos alunos de outros cursos, por onde já passaram quase três mil estudantes.
O Centro de Língua Portuguesa em Díli dá também cursos extracurriculares de língua portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário