sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Timor-Leste: CENTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMEMORA DEZ ANOS




MSE - LUSA

Díli, 18 nov (Lusa) - O Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões da Universidade de Timor-Leste em Díli celebrou hoje o 10º aniversário com "grande orgulho" e com o anúncio do aumento do números de alunos a receber no próximo ano letivo.

"É um motivo de grande orgulho. Um motivo de grande orgulho primeiro por Timor-Leste ter escolhido a mesma língua. São muitos países, são 250 milhões a falar português, e é um grande orgulho que o departamento tenha feito um trabalho tão meritório desde a sua criação há 10 anos", afirmou Maria Chaves, conselheira cultural da embaixada de Portugal em Díli.

Segundo Maria Chaves, cada vez há mais formandos a procurar aprender língua portuguesa.

"Há muita falta de quadros a falar português e são absorvidos automaticamente para os mais diversos ministérios, administração. São poucos para aquilo que era preciso", disse, salientando o anúncio feito hoje pelo reitor daquele estabelecimento de ensino de aumentar o número de vagas da licenciatura em língua portuguesa de 75 para 100.

Na cerimónia do 10º aniversário participaram professores e alunos, que cantaram e declamaram poesia em português.

Desde 2000, que 81 timorenses concluíram a sua formação superior na área da língua portuguesa.

Na Universidade de Timor-Leste, o Instituto Camões coopera também no ensino da disciplina de língua portuguesa aos alunos de outros cursos, por onde já passaram quase três mil estudantes.

O Centro de Língua Portuguesa em Díli dá também cursos extracurriculares de língua portuguesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana