quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PASSOS DEFENDE “MODERAÇÃO SALARIAL” E LEMBRA DÍVIDA DO SETOR PRIVADO




JORNAL DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje "moderação salarial" e sublinhou que "o sector privado também tem dívida que precisa de ser paga".

Numa conferência de imprensa conjunta com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no decurso da visita oficial que realiza, esta quinta-feira, a Angola, Passos Coelho foi questionado sobre a recomendação da 'troika' de que o sector privado também deve reduzir salários.

"O sector privado em Portugal também tem uma dívida que precisa de ser paga. As empresas portuguesas têm vindo a fazer este processo de ajustamento, que iniciaram até mais cedo do que o Estado português", começou por lembrar o primeiro-ministro.

Passos Coelho destacou que "já hoje há empresas que têm salários mais baixos que aqueles que existiram antes desta crise ter eclodido".

"Se queremos ganhar competitividade, temos entre outros custos de contexto de atender também ao custo unitário do trabalho e, portanto, à moderação salarial. Mas esse é um processo que está em curso e o Estado não precisa de interferir de forma directa", sublinhou.

O primeiro-ministro lembrou ainda a medida que o Governo quer aplicar no sector privado, e que está em discussão na concertação social, de aumentar em meia hora o período de trabalho no sector privado.

A 'troika' defendeu na quarta-feira que o sector privado deve seguir o exemplo do sector público e aplicar reduções salariais.

Mais Portugal:

Sem comentários:

Mais lidas da semana