segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PM AUSTRALIANA REALIZOU NO DOMINGO VISITA SURPRESA AO AFEGANISTÃO



PNE - LUSA

Sidney, 07 nov (Lusa) - A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, realizou no domingo uma visita surpresa ao Afeganistão, onde o seu país tem cerca de 1.500 soldados, informou hoje a imprensa local.

Gillard participou num churrasco com as tropas australianas em Tarin Kot, no sul do Afeganistão, e reuniu-se depois em Cabul com o presidente afegão, Hamid Karzai, para discutir assuntos políticos e militares.

A visita de Gillard surge depois de três militares australianos e do seu tradutor terem morrido na sequência de disparos de um soldado do Exército afegão na base de Kandahar a 29 de outubro, incidente que causou ainda sete feridos entre as tropas australianas.

Estas mortes elevaram para 32 o número de soldados australianos mortos desde o início da guerra no Afeganistão, em 2001.

Apesar das baixas entre as tropas australianas, Gillard reafirmou o compromisso do seu Governo em manter soldados naquele conflito.

Na noite de domingo, a primeira-ministra australiana abriu uma nova embaixada em Cabul antes de regressar à Austrália e depois de ter participado na reunião dos líderes do G20, que teve lugar na semana passada em França.

Cerca de 1.500 soldados australianos estão atualmente destacados no Afeganistão para operações de combate e treino das forças de segurança locais sob o comando da NATO, e representam o maior contingente naquele país que não pertence à Aliança Atlântica.

Sem comentários:

Mais lidas da semana