quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Polícia inglesa impede o movimento Ocupar Londres de montar barracas na Trafalgar Square




Correio do Brasil, com agências internacionais - de Londres

A tentativa de ocupação Trafalgar Square, no centro de Londres, foi, esta quarta feira, barrada pela polícia, segundo um integrante do movimento Ocupar Londres, junto à Catedral de S. Paulo. O protesto ocorreu durante um desfile de estudantes e 20 manifestantes foram detidos, mas já avisaram que voltarão a tentar uma nova ocupação no próximo fim de semana.

– A polícia invocou a lei para prender as pessoas, mas o que elas fizeram não é ilegal – disse um dos manifestantes, que preferiu não se identificar e que apelou a uma concentração junto à estação de polícia onde foram detidos os manifestantes, para exigir a sua libertação. Um total de 40 tendas foram montadas em Trafalgar Square e os grupos organizados chegaram a iniciar uma primeira assembleia popular.

A iniciativa aconteceu durante a passagem de uma marcha de estudantes nas ruas de Londres contra o aumento das propinas e os cortes no financiamento da educação. De acordo com a organização, participaram mais de 10 mil estudantes. Embora se tenham registado alguns confrontos com a polícia, o protesto decorreu sem cenas de violência e vandalismo. Houve pelo menos 20 detidos.

Na segunda-feira, a polícia revelou que teria a controlar o protesto quatro mil agentes e que caso se verificassem actos de violência e vandalismo estaria disposta a usar balas de plástico.

Sem comentários:

Mais lidas da semana