domingo, 6 de novembro de 2011

Portugal: Cavaco Silva escolhe EUA para primeira visita do segundo mandato




Agência Financeira - tvi24 SM

É a 15ª visita oficial desde que chegou a Belém

Na próxima semana, o Presidente da República visita os Estados Unidos, a primeira viagem do segundo mandato, depois ter passado nos últimos cinco anos por países como a Índia, Moçambique, Alemanha, Angola, Brasil ou a vizinha Espanha.

A primeira viagem oficial de Cavaco Silva depois de ter tomado posse a 09 de março de 2006 como Presidente da República foi a Espanha, entre 26 e 28 de Setembro, e começou em Madrid, com uma cerimónia de boas-vindas no Palácio do Prado, com a presença dos Reis de Espanha, que tinham endereçado o convite ao chefe de Estado.

Quatro meses depois, em janeiro de 2007, Cavaco Silva deslocou-se pela primeira vez enquanto Presidente da República ao continente asiático, para uma visita de Estado de uma semana à Índia.

Quase no final do ano de 2007, em novembro, o Presidente da República aproveitou a sua participação na Cimeira Ibero-Americana para realizar uma visita oficial ao Chile.

O ano seguinte, 2008, foi o mais intenso em termos de viagens oficiais e de Estado, com Cavaco Silva a visitar cinco países, em quatro continentes diferentes: asiático, americano, africano e europeu.

A primeira viagem oficial foi à Jordânia, entre 16 e 18 de fevereiro, seguindo-se menos de um mês depois, entre 6 e 9 de março, uma visita ao Brasil.

Ainda em março, entre 24 e 26, o Presidente da República esteve em Moçambique, uma das mais emotivas visitas que Cavaco Silva realizou ao longo do seu mandato, já que marcou o seu regresso ao país onde viveu na juventude com a mulher, logo após o casamento, quando esteve a cumprir o serviço militar.

Em Setembro, o chefe de Estado realizou ainda outras duas visitas de Estado, à Polónia e à Eslováquia.

Em 2009, Cavaco Silva abrandou o ritmo das deslocações, visitando apenas três países, começando em Março por uma viagem de Estado à Alemanha.

Nesse ano, o Presidente da República efectuou ainda uma visita de Estado à Turquia, em maio, e uma viagem oficial à Áustria, em julho.

O último ano do primeiro mandato em Belém, ainda antes das eleições do início de 2011 onde foi reeleito para a chefia do Estado, Cavaco Silva realizou visitas de Estado à República Checa, em Abril, e em Julho efectuou visitas oficias à República Checa, em Abril, a Cabo Verde e Angola, ambas em Julho.

Ao todo, ao longo do primeiro mandato, Cavaco Silva realizou 14 viagens oficiais ou de Estado.

Uma constante em quase todas elas foi a presença de empresários, que aproveitam a deslocação do chefe de Estado português a países estrangeiros para tentarem uma aproximação com potenciais parceiros de negócios, assim como os encontros com as comunidades portugueses que residem nos países onde Cavaco Silva se desloca.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana