quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Presidente angolano pede "diligências" ao governo português para entrada da...



... Guiné Equatorial na CPLP

NME - LUSA

Luanda, 17 nov (Lusa) - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, solicitou hoje ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que desenvolva "diligências" no sentido de que a Guiné Equatorial passe a Estado membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O pedido de Eduardo dos Santos foi feito, em Luanda, após o encontro que manteve com Pedro Passos Coelho, no âmbito da visita de 24 horas que o chefe do executivo português realiza a Angola.

O Presidente angolano manifestou ainda o empenho de Angola, que atualmente assume a presidência da CPLP, na expansão do português, para que seja língua de trabalho nas Nações Unidas e noutros países interessados em aderirem à comunidade.

"Tem em vista aqui o caso da Guiné Equatorial, país que está a dar passos firmes no sentido de cumprir com os critérios definidos pela organização e também as recomendações feitas na última cimeira da CPLP, por forma a que na próxima sessão, se assim todos o entenderem, possa adquirir o estatuto de Estado membro", salientou.

Por sua vez, o primeiro-ministro português disse que Portugal está "aberto a considerar o alargamento da CPLP, a quem dê mostras de partilhar também (...)".

Pedro Passos Coelho referiu ainda que o Governo português está aberto a discutir e a analisar a situação da Guiné Equatorial, que, segundo o primeiro-ministro português, no espaço regional, tem uma importância muito relevante para a Língua Portuguesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana