terça-feira, 22 de novembro de 2011

SESSÃO PARLAMENTAR SUSPENSA APÓS INSULTOS DA OPOSIÇÃO AO PM DE CABO VERDE



RTP

A sessão parlamentar consagrada à discussão e aprovação do Orçamento do Estado (OE) para 2012 foi hoje suspensa após um deputado da oposição ter insultado o primeiro-ministro cabo-verdiano, acusando-o de "trocar de mulheres como quem troca de camisa".

"O senhor primeiro-ministro não tem moral para falar de ética e de cumprimento de promessas. Aliás, que moral tem um primeiro-ministro que troca de mulheres como quem troca de camisa", disse Orlando Dias, deputado do Movimento para a Democracia (MpD), no meio de um acalorada troca de acusações que nada tinham a ver com o OE.

Logo depois, ao pedir a honra da defesa da bancada e do primeiro-ministro, José Manuel Andrade, líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maioritário no Parlamento), não chegou ao fim da sua intervenção, uma vez que, após considerar Orlando Dias como "maluco", o presidente do Parlamento, Basílio Ramos, suspendeu imediatamente a sessão.

A suspensão dos trabalhos foi decidida cerca das 11:30 locais (13:30 em Lisboa) e vai prolongar-se até às 14:30 (16:30 em Lisboa), período durante o qual os líderes das bancadas parlamentares do PAICV (38 dos 72 deputados) e MpD (32) vão reunir-se com Basílio Ramos.

Em declarações à Agência Lusa, Orlando Dias não se mostrou arrependido e disse que repetiria tudo o que disse no Parlamento se fosse necessário.

Ouvido pela Lusa, José Maria Neves manifestou-se "enojado" com as declarações do deputado da oposição, indicando que são "normais" estas tentativas de "assassinato de caráter" por parte de dirigentes e deputados do MpD.

Por seu lado, o presidente do MpD, Carlos Veiga, sem lamentar o que se passou, disse à Lusa que a responsabilidade coube ao primeiro-ministro cabo-verdiano, que entrou pela via do insulto, quando, no plenário, acusou a oposição de ter várias vezes tentado "assassinar o caráter" de dirigentes do PAICV e do Governo.

"A dinâmica daí verificada no debate resultou nisto e a responsabilidade é do primeiro-ministro", disse Carlos Veiga.

O presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, mostrou-se "indignado" e disse à Lusa ter sentido "uma facada" quando ouviu as palavras de Orlando Dias.

"É o maior e mais triste episódio de que tenho conhecimento que se passou na Assembleia Nacional", frisou, por seu lado, à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Parlamento, o também deputado Júlio Correia, afeto ao PAICV.

O debate sobre o OE começou na segunda-feira e, de manhã, limitou-se a uma troca de argumentos entre José Maria Neves e Carlos Veiga, sobre as vantagens e críticas à proposta do Governo, com o executivo a lembrar os "defeitos" dos governos do MpD na década de 1990 e a oposição a criticar o "despesismo" do Estado.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana