sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Timor-Leste: Livro sobre “Revitalização dos Cuidados de Saúde Primária"




SAPO TL

O Ministério da Saúde lançou oficialmente o livro intitulado “Revitalização dos Cuidados de Saúde Primária em Timor-Leste”, no passado dia 8 de Novembro.

De acordo com a página do Governo timorense, o evento contou a presença do Ministro da Saúde, Nélson Martins, e com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA – United Nations Population Fund) em Timor-Leste.

“Este novo livro é como uma resposta às questões levantadas pelo pessoal profissional da saúde, parceiros de desenvolvimento, estudantes, líderes comunitários e outros cidadãos que queiram saber mais acerca do programa SISCa em Timor-Leste”, explica Nélson Martins.

O Ministro referiu também outros sucessos que o ministério tem alcançado, nomeadamente a criação dos programas Pasta Branca, Registo de Saúde Familiar, Assistência de Saúde aos idosos, o melhoramento da gestão nos distritos, aquisição de veículos multifuncionais destinados à maternidade nos sucos, subdistritos e em todo território.

Actualmente, o Ministério da Saúde, em cooperação com a Universidade Nacional Timor-Lorosa’e, está a elaborar um novo modelo sanitário para ser implementado nos sucos, em todo território, através do estabelecimento de uma Escola Superior de Parteiras, Enfermagem e Medicina na Faculdade de Ciências da Saúde.

O programa de Serviço Integrado da Saúde Comunitária (SISCa) é um programa implementado pelo Ministério da Saúde, cumprindo a promessa do IV Governo Constitucional, de modo a facilitar ao povo residente nas aldeias e sucos o acesso à saúde.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

Sem comentários:

Mais lidas da semana