quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TIMOR-LESTE NÃO ENTRA ESTE ANO NA ASEAN, diz Ramos Horta




MSE - LUSA

Díli, 10 nov (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje à Agência Lusa que o país não entra este ano na Associação das Nações do Sudeste Asiático, mas que o assunto está a ocupar a atenção dos líderes daquela organização.

"Não entra este ano. A questão de Timor-Leste está a ocupar o interesse e a atenção dos líderes da ASEAN em particular a Indonésia como país presidente", afirmou Ramos-Horta.
Segundo o chefe de Estado timorense, que se desloca a Bali, Indonésia, na próxima semana, durante a realização da 19ª cimeira da organização, a "Indonésia está determinada a que a ASEAN acolha Timor-Leste como membro".

Em Bali, José Ramos-Horta terá um encontro com o seu homólogo indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.

"Exatamente quando e em que condições, nós estamos flexíveis para conversar com eles uma espécie de road map, um período de transição, mas que não seja demasiado longo, mas que seja antes de 2015", disse.

O pedido formal de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi entregue à Indonésia, país que detém a presidência daquela organização, em março.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas à entrada de Timor-Leste na ASEAN, defendendo que, devido a alguns problemas internos que a organização tem para resolver, o país só deveria entrar em 2015.

Sem comentários:

Mais lidas da semana