quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Angola: Mais de 600 mil pessoas vulneráveis assistidas em 2011 - Governo



FPA – LUSA, com foto

Luanda, 28 dez (Lusa) - Mais de 600 mil pessoas vulneráveis, um terço das quais vítimas de calamidades naturais, foram assistidas ao longo do ano pelo Governo angolano, que também reintegrou 7.879 ex-militares, revelou o ministro da Reinserção Social.

João Baptista Kussumua, que falava aos colaboradores do ministério numa cerimónia de fim de ano, na terça-feira em Luanda, adiantou que entre os 600 mil assistidos há 240 mil vítimas de catástrofes naturais, 21.600 deficientes e 23 mil infetados com o VIH, na província do Cunene.

Sobre a operação de repatriamento voluntário de refugiados, o governante adiantou que regressaram ao país mais de quatro mil pessoas de um total de 50 mil que manifestaram o desejo de regressar até julho do próximo ano, prazo para a conclusão da operação e para a cessação do estatuto de refugiados aos cidadãos angolanos.

Em 2011, a brigada de desminagem limpou 14 mil metros de estrada e 16 mil metros de linha de transporte de energia elétrica de alta tensão, além de 33 mil metros de área útil (agricultura, reservas fundiárias e outras de impacto social e económico).

O ministro revelou que foram desativadas e destruídas 3.250 minas, perto de 70 mil engenhos explosivos não detonados e 300 toneladas de material letal, além da recolha de duas toneladas de metais diversos, permitindo a limpeza de 50 mil metros quadrados.

João Baptista Kussumua informou que, desde o início da operação de desminagem, foram desativadas mais de 450 mil minas, entre anti-tanque e pessoal, e uma área global de 4.350 quilómetros quadrados foi limpa e segura.

"Com a aplicação do atual plano estratégico de desminagem, raramente se regista um acionamento de minas por mês, comparativamente ao período de 2006, em que os relatos eram de um a dois casos por dia no território nacional", explicou.

Apesar disso, o ministro pediu prudência e aconselhou os encarregados de educação a vigiarem as crianças, para não pegarem em objetos estranhos. Pediu ainda aos camionistas que não removam os objetos que alertam para o perigo de minas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana