segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brasil: FATOS EM FOCO




Hamilton Octavio de Souza - de São Paulo – Correio do Brasil

Repressão privada

Por ocasião do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no último fi nal de semana, a Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo, realizou ampla operação de repressão aos vendedores ambulantes nas proximidades do Autódromo de Interlagos, com a apreensão de toneladas de garrafas de água, refrigerantes, cervejas até de camisetas e bonés. O prejuízo dos camelôs é incalculável. Já dá para imaginar como será a coisa na Copa do Mundo de 2014!

Desmonte geral

Com um batalhão de advogados e várias ações judiciais, o banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity, está desmontando uma a uma as denúncias apresentadas contra ele pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, entre as quais a de fazer remessas ilegais, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro etc. Se depender dos ministros do Supremo Tribunal Federal, tudo vai acabar numa enorme pizza – fria e velha.

Pedágio amigo

Desde que foi criado o novo cartório em São Paulo, chamado de inspeção veicular, milhões de proprietários de veículos estão sendo expropriados todos os anos para fortalecer o caixa do Consórcio Controlar, do grupo Camargo Corrêa, com a bagatela de mais de R$ 200 milhões por ano. Trata-se de mais uma ação entre amigos: a prefeitura ajuda a empresa privada e a empresa privada ajuda a campanha eleitoral de alguém. Tudo gente fina!

Triste papel

Em artigo veiculado na revista Consultor Jurídico, o professor André de Carvalho Ramos, da Faculdade de Direito da USP, lembra que no dia 24 de novembro completou um ano que o Brasil foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos, por violação de direitos humanos no caso da Guerrilha do Araguaia. A Corte determinou que o governo identificasse o paradeiro dos desaparecidos e a punição dos agentes da repressão. Nada foi feito.

Rotatividade

O capitalismo neoliberal continua batendo recordes de selvageria: estudo do Dieese mostra que a rotatividade da mão de obra avançou assustadoramente nos últimos dez anos e, em 2010, 53,8% dos trabalhadores foram demitidos. O total de trabalhadores demitidos anualmente saltou de 12,2 milhões, em 2003, para 19,9 milhões em 2009. E ainda tem gente que acha que as condições de vida dos trabalhadores estão uma maravilha!

Bomba nuclear

Foi divulgado, dia 25, na Universidade Federal da Bahia, o relatório da Missão Caetité, que pesquisou os danos sócio ambientais e econômicos causados pela unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), produtora de concentrado de urânio localizada a 750 km de Salvador (BA). A missão constatou a contaminação da água e do meio ambiente, aumento dos casos de câncer na região e a omissão das autoridades.

Aids presente

Boletim da Secretaria Estadual da Saúde informa que a Aids matou 8,6 pessoas por dia, em média, em 2010, no Estado de São Paulo, e que a notificação da infecção de homens que fazem sexo com homens continua crescendo, assim como entre heterossexuais. No ano passado foram registradas 3.141 mortes no Estado. A incidência da doença atinge predominantemente a faixa etária de 30 a 39 anos, na proporção de dois homens para cada mulher.

Rotina mortal

No dia 25 de novembro foi brutalmente assassinado, com cinco tiros nas costas e um na cabeça, líder do MST em Campina Grande (PB), José Gomes de Lima, de 57 anos. Ele foi emboscado no caminho de sua residência, no assentamento Venâncio Tomé de Araújo. Ameaçado por grileiros e fazendeiros da região, a morte do camponês confirma a escalada da violência e da impunidade no campo. Até quando?

Paralisação em Belo Monte

Operários da usina hidrelétrica de Belo Monte entraram em greve, dia 25, por melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Eles denunciam a baixa qualidade da alimentação (dias atrás 200 trabalhadores foram intoxicados), reclamam do piso salarial de R$ 900 e reivindicam o recesso de fim de ano para que possam visitar suas famílias. O consórcio responsável pela obra já demitiu grevistas em paralisações anteriores. Agora, a promessa do consórcio de Belo Monte é que o reajuste será negociado no final deste mês.

Sem comentários:

Mais lidas da semana