quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cabo Verde: Governo atribui nome de Cesária Évora ao aeroporto de São Vicente



CLI - LUSA

Cidade da Praia, 22 dez (Lusa) - O Governo de Cabo Verde aprovou hoje o projeto de resolução que atribui o nome da cantora Cesária Évora, falecida no sábado passado, ao Aeroporto de São Vicente.

A proposta apresentada no inicio desta semana e que já havia merecido o aval do primeiro-ministro, foi um dos temas em discussão hoje no Conselho de Ministros.

Segundo o ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, trata-se de um reconhecimento à cultura cabo-verdiana e ao percurso de uma artista que soube valorizar o país e levar a "alma" cabo-verdiana a todos os cantos do mundo.

"Cesária Évora é uma artista que soube dar valor à nossa música e soube ser uma verdadeira intérprete da voz cabo-verdiana, do sentir cabo-verdiano e projetar Cabo Verde em todos os cantos como mais ninguém conseguiu fazer", disse.

Rui Semedo considerou que foi um ato de "justiça" atribuir o nome de Cesária Évora ao aeroporto, mesmo à revelia dos moradores da localidade de São Pedro (onde se situa o aeroporto), que ontem contestaram a intenção de mudar o nome da infraestrutura.

Ao comentar a contestação dos habitantes da localidade, que embora reconheçam o valor da Cesária Évora não querem a mudança do nome da infraestrutura, Rui Semedo considerou "normal" este posicionamento, já que "estamos numa sociedade livre com liberdade de expressão e as pessoas podem expressar"

"O aeroporto será sempre em São Pedro, na localidade e não é o nome que retira a importância da localidade que alberga o aeroporto", disse.

Na reunião desta quinta-feira foi aprovada a resolução que cria a Alta Curadoria para o sítio histórico da Cidade Velha, património mundial, e o Gabinete Técnico Conjunto como órgãos com competências política e técnica na gestão do património mundial.

A iniciativa, garantiu o porta-voz, prevê a introdução de uma nova dinâmica envolvendo todos os parceiros ou entidades e a sociedade civil na gestão desse património.

Sem comentários:

Mais lidas da semana