quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COP 17: Brasil é convidado para atuar como "facilitador" em busca de um acordo final



FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 08 dez (Lusa) - O representante brasileiro na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-17), embaixador Luiz Alberto Figueiredo, anunciou hoje que o Brasil foi convidado a atuar como "facilitador" em busca de um acordo na fase final da reunião.

"Estou feliz em anunciar que o Brasil foi convidado para ser um facilitador e nós estamos muito felizes em poder auxiliar nas negociações", afirmou o embaixador em conferência de imprensa, em Durban, transmitida ao vivo pela Internet.

O convite foi feito pela sul-africana Maite Mashabane, responsável por presidir a Conferência.

A "força-tarefa", integrada também por outros países, foi criada para tentar encontrar um "meio-termo" entre as posições divergentes de Estados Unidos, União Europeia e as nações em desenvolvimento.

A conferência tem como principal missão estipular um segundo período de compromissos para o Protocolo de Quito, cuja validade expira em 2012.

Caso não haja uma renovação de um acordo sobre o tema, o planeta ficará sem legislação para proteção do meio ambiente a partir do próximo ano.

O principal embate opõe Estados Unidos, de um lado; e China e Índia, de outro.

Os Estados Unidos dizem que só aceitam um acordo que estabeleça metas de redução na emissão de gases causadores do efeito estufa caso a China tenha as mesmas obrigações.

China e Índia, por sua vez, defendem a prorrogação das mesmas regras do Protocolo de Quito, firmado em 1997, que estipulam metas de redução dos gases do efeito estufa apenas aos países desenvolvidos, deixando de fora as nações em desenvolvimento.

A conferência, que está a ser realizada em Durban, na África do Sul, reúne quase 200 representantes dos países que integram o sistema das Nações Unidas.

Os negociadores têm até este sábado para tentar encontrar uma solução para o impasse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana