quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DIREITA ASSUME GOVERNO NA ESPANHA E CORTA MINISTÉRIOS DA ÁREA SOCIAL



WILLIAM MAIA – OPERA MUNDI

Governo de Mariano Rajoy terá o menor número de pastas da história

O novo governo da Espanha, liderado pelo conservador Mariano Rajoy, tomou posse nesta quarta-feira (21/12) com a missão declarada de aplicar um pacote de medidas de austeridade fiscal para reequilibrar as contas públicas. E já na chegada o novo presidente de governo mostrou a que veio, montando o gabinete com o menor número de ministérios da história da democracia espanhola.

Com fusões e eliminações, Mariano Rajoy reduziu para 13 o número de pastas. Dentre os ministérios fundidos estão os de Educação, Cultura e Esportes. Ontem, o nome do novo premiê foi aprovado pelo Congresso espanhol, graças à maioria parlamentar obtida por seu partido, o PP (Partido Popular), nas últimas eleições gerais. Foram 187 votos a favor, 149 contra e 14 abstenções.

Rajoy, que chega à chefia do governo espanhol após duas eleições perdidas para o líder socialista, José Luis Rodríguez Zapatero, é o sexto presidente do período democrático do país, e o segundo do Partido Popular, após José María Aznar, que governou a Espanha entre 1996 e 2004.

O novo chefe de governo enfrenta uma das piores crises econômicas em décadas na Europa, e por isso anunciou que sua prioridade será a contenção do déficit público, com uma redução de 16,5 bilhões de euros em 2012. No entanto, Rajoy surpreendeu ao anunciar que não fará cortes na previdência, como era esperado.

Segundo os dados divulgados hoje pelo governo socialista, que deixa o poder, o déficit do Estado era de 4,84% do PIB em 30 de novembro, o que representa uma redução anualizada de 4,9% que está em linha com o objetivo de não superar a barreira de 4,8% em 2011.

Perfil

Rajoy chega à Presidência do Governo depois de ter sido vice-presidente de Aznar e cinco vezes ministro - de Administrações Públicas, Educação, Presidência, Interior e Porta-voz. Seu segredo mais bem guardado continua sendo o nome de seus ministros, o que será divulgado na quarta-feira.

De perfil discreto, Rajoy nasceu em 27 de março de 1955 em Santiago de Compostela, na Galícia, uma comunidade autônoma no norte do país.

É formado em Direito, apesar de ter começado sua carreira política muito jovem pelas mãos do histórico dirigente conservador Manuel Fraga, fundador do PP.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana