quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Moçambique: Guebuza considera ONU "fórum apropriado" para abordar conflitos



MMT - LUSA

Maputo, 22 dez (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, considerou a ONU o "fórum apropriado" para abordar os conflitos políticos e sociais atuais, nomeadamente os do norte de África e Médio Oriente, por ser uma entidade de "resolução pacífica de disputas".

Falando na quarta feira na receção de fim de ano aos membros do corpo diplomático acreditado em Maputo, Armando Guebuza disse que Moçambique "mantém a convicção de que as Nações Unidas continuam a ser o fórum apropriado para a abordagem desses desafios da atualidade, incluindo a resolução pacífica de disputas".

"Neste quadro, a conclusão do processo de reformas em curso ganha maior relevância porque tem o condão de conferir a esta organização um dos maiores pilares da diplomacia internacional, um papel cada vez mais pró-ativo e eficaz na abordagem desses desafios globais", acrescentou Armando Guebuza.

O Presidente moçambicano lembrou que o presente ano "despertou novos e complexos desafios globais que exigem uma ação concertada, estruturada e multilateral", que levaram à intervenção da diplomacia internacional, incluindo de Moçambique, "que está e continuará empenhado em contribuir para o reforço do multilateralismo efetivo".

"Moçambique tem dado o seu contributo nestes processos, participando na procura de soluções pacíficas para a região e dando o seu melhor na realização da agenda de integração regional", exemplificou.

Para Armando Guebuza, a "África Austral continua a gerir os processos políticos de forma a consolidar o prestígio de uma zona livre de tensões políticas insanáveis, uma região onde a cooperação e a integração regionais são os principais eixos impulsionadores do desenvolvimento".

Por isso, apelou "a todos os atores relevantes" nas disputas no norte de África e Médio Oriente "a se engajarem num diálogo que induza maior confiança mútua entre as partes e para nelas adensar o espírito de parceria".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana