sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EUA, UE e Japão boicotam minuto de silêncio por Kim Jong-il na ONU



TERRA, com Reuters

Coreia do Norte e fez um curto minuto de silêncio para homenagear o dirigente nacional Kim Jong-il, que morreu no sábado. Delegações ocidentais boicotaram a homenagem.

Nassir Abdulaziz Al-Nasser, presidente da Assembleia, que reúne 193 países, pediu um "minuto de silêncio" antes do início de uma reunião ordinária, às 15h (18h em Brasília), com uma plenário quase vazio. "É meu triste dever prestar um tributo à memória do falecido Kim Jong-il, secretário geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, presidente da Comissão Nacional de Defesa da República Democrática Popular da Coreia e comandante supremo do Exército Popular Coreano, que faleceu no sábado, 17 de dezembro", afirmou.

O "minuto de silêncio", em todo caso, durou apenas 25 segundos, e então Nasser deu prosseguimento à pauta. Os EUA, países da União Europeia e o Japão estiveram entre os países que boicotaram a homenagem a Kim.

A missão norte-coreana na ONU fez um pedido semelhante ao Conselho de Segurança, mas diplomatas ocidentais disseram que ele foi rejeitado. "Não achamos que fosse apropriado", disse um diplomata à Reuters, pedindo anonimato. Vários diplomatas ocidentais disseram que o pedido norte-coreano de homenagem ao líder é altamente excepcional. Eles manifestaram surpresa com o fato de Nassir ter aceitado prestar a homenagem.

Sem comentários:

Mais lidas da semana