quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AS PONTES E AS ESTRADAS DO... MPLA




ORLANDO CASTRO*, jornalista – ALTO HAMA*

Em 26 de Junho de 2008, o então ministro das Obras Públicas de Angola, Higino Carneiro, anunciou que era intenção do governo construir ou reconstruir cerca de mil e quinhentas (1.500 isso mesmo) pontes de médio e grande porte, assim como reabilitar mais de 12 mil quilómetros da rede nacional de estradas até 2012.

Fazendo contas verificamos que do dia 26 de Junho de 2008 até ao dia 31 de Dezembro de 2012 vão 1650 dias (contando feriados e fins de semana). Dividindo as 1500 pontes que o ministro anunciou, dá uma média de 0,9 pontes por dia.

Se dividirmos os tais 12.000 quilómetros de estradas pelos 1650 dias dá uma média de 7,27 quilómetros ao dia. Portanto é simples, a cada dez dias o MPLA tem de apresentar 9 novas pontes e 72,7 quilómetros de estradas. Simples.

A história é verdadeira e reveladora do que se passa em Angola. Tudo se passa com actores e autores do drama (para a maioria dos angolanos) ou da comédia (para os donos do poder) do (des)governo do MPLA e de Eduardo dos Santos.

* Orlando Castro, jornalista angolano-português - O poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando (des)empregado.


1 comentário:

Anónimo disse...

Retrospectiva 2011-Executivo reabilita mais de 10 mil quilómetros de estradas

15/12/2011 13:40 (Governo)

Luanda – O Executivo Angolano fecha 2011 com a reabilitação de cerca de 16 mil quilómetros de estradas e mais de 300 quilómetros de arruamentos nas principais cidades do país, no âmbito do programa de recuperação das infra-estruturas rodoviárias destruídas durante o conflito armado.

Para o efeito, o Executivo tem vindo a mobilizar e fazer intervir as instituições públicas, os agentes privados, bem como a sociedade em geral para sua participação activa e sustentada na materialização das políticas no domínio das infra-estruturas rodoviárias.
Estas grandes vias, durante o conflito armado, estiveram impossibilitadas de beneficiar de manutenção, daí a deterioração gradual e consequente destruição da maior parte da sua estrutura.
Nesta nova era no país, com realce para 2011, o Executivo está engajado num ambicioso programa de restabelecimento da rede fundamental de estradas, ligando todas as capitais de províncias às regiões produtoras e aos principais pólos industriais e comerciais, como passo fundamental da estratégia para recuperação da produção e do crescimento socioeconómico de Angola.
O Programa de Reabilitação das Infra-estruturas Rodoviárias inclui a construção de "obras de arte" (pontes), bem como a montagem de pontes metálicas provisórias, com vista a melhoria da circulação automóvel.
A título de exemplo, em oito anos foram reabilitadas as estradas que ligam a sede do município do Lubango aos municípios da Humpata, Chibia, Quipungo, Matala e Cacula.
Na província do Zaire com mil e 606 quilómetros de estradas estão em fase final de recuperação 214 quilómetros.
Os 200 quilómetros da estrada nacional 325, no sentido Malanje/Kiwaba Nzogi/Caombo, estão em recuperação desde 2008.
Na província do Moxico, a estrada nacional 180 Moxico/Luau, cujos trabalhos de reabilitação estão interrompidos, vão ser retomadas as obras em 2012.
Sobre as pontes, mais de 476 pontes estão em construção em todo o território nacional, perfazendo um total de volume de obras de 879 pontes, de acordo com uma fonte ligada ao Instituto de Estradas de Angola (INEA).
Nesta fase já estão concluídas mais de 400 pontes, entre provisórias, definitivas e metálicas, das quais se destacam a ponte 17 de Setembro sobre o rio Kwanza, em Luanda, a 4 de Abril sobre o rio Catumbela em Benguela, Cangandala (Malanje), Cunene (Xangongo), Giraúl (Namibe), Dande (Luanda), entre outras...

ANGOP(15/12/2011)

http://www.minuc.gov.ao/VerNoticia.aspx?id=12836

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