ANGOLA PRESS
Maputo - Os governos de Moçambique, da Tanzânia e das Comores assinaram hoje em Maputo quatro acordos sobre delimitação de fronteiras marítimas no Oceano Índico, visando "promover a paz e a estabilidade na região".
Os acordos foram assinados pelos ministros dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi, da Tanzânia, Bernard Membe, e dos Transportes das Comores, Rastami Mouhidine.
Os Presidentes de Moçambique, Armando Guebuza, e das Comores, Ikililou Dhoine, e o Primeiro-ministro da Tanzânia, Mizendo Kayanza Peter Pinda, testemunharam o acto.
Falando após a assinatura dos quatro acordos, Armando Guebuza afirmou que os mesmos vão permitir a clarificação e reafirmação das fronteiras marítimas entre os três países e ajudar a promover a paz e a segurança no Oceano Índico.
"Os instrumentos jurídicos acabados de assinar criam condições para um melhor aproveitamento dos recursos existentes nas águas territoriais sob jurisdição dos nossos Estados e fiscalização das zonas marítimas abrangidas", sublinhou o chefe de Estado moçambicano.
Armando Guebuza realçou a necessidade de acordos do género serem assinados com outros Estados em África, como forma de se alcançar a resolução pacífica de disputas territoriais.
O Governo moçambicano está envolvido num intenso movimento de redefinição do traçado fronteiriço com os seus vizinhos, de modo a suprir dúvidas em relação aos limites do seu território.
* Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário