quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projetos: Angola promete arranque dos projetos dentro de dois meses -- PM Gomes Júnior



MB - LUSA

Bissau, 22 dez (Lusa) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou hoje que Angola vai dar inicio efetivo, dentro de dois meses, a todos os projetos anunciados para o país nomeadamente a exploração do Bauxite e a construção do porto de Buba.

"O Presidente José Eduardo dos Santos deu-nos as garantias de que todos os programas que Angola tem com a Guiné-Bsisau vão arrancar dentro de dois meses", disse Carlos Gomes Junior em declarações aos jornalistas à chegada ao aeroporto de Bissau.

O primeiro-ministro guineense, que visitou Angola durante 24 horas, explicou ter abordado com o Presidente José Eduardo dos Santos os aspetos que se prendem com a exploração do Bauxite em Boé (leste) e a construção do porto de águas profundas em Buba (sul).

"O Presidente Eduardo dos Santos disse-nos que vamos sentir efetivamente que esses projetos arrancaram apesar da crise financeira que assola o mundo, dentro de dois meses", afirmou Gomes Júnior, sublinhando, porém, ser necessário a mobilização de "muitos recursos".

"O povo da Guiné-Bissau espera muito desses projetos, porque vão empregar mais de 3 mil pessoas, na sua maioria jovens, são projetos que vão contribuir para a melhoria da condição de vida de muitos guineenses e ao mesmo tempo vão desencravar a parte sul do país", destacou o chefe do Governo guineense.

Sobre a linha de crédito de 25 milhões de dólares (cerca de 19,6 milhões de euros) prometidos pelo Governo angolano para apoiar e dinamizar o setor empresarial dos dois países, Carlos Gomes Júnior frisou que o processo está em estado avançado.

"Sobre a linha de crédito de 25 milhões de dólares, a ministra da Economia, Helena Embaló teve encontro com o seu homologo angolano e vamos receber na primeira semana de janeiro uma delegação do governo angolano para discutirmos a forma de otimizar essa linha de crédito, de forma a possibilitar também o reforço da cooperação entre empresários da Guiné-Bissau e de Angola", disse.

O chefe do Governo de Bissau referiu-se igualmente as conversações tidas com José Eduardo dos Santos sobre o processo de reforma do setor da Defesa e Segurança, tendo afirmando que Angola "mantêm todas as promessas feitas nesse domínio".

"Obtivemos a garantia do Presidente José Eduardo dos Santos em como Angola vai continuar a tudo fazer para que essa reforma seja uma realidade. Há algumas dificuldades ainda por ultrapassar, mas com essa garantia ficamos mais reconfortados em saber que os nossos irmãos de Angola vão continuar a apoiar a Guiné-Bissau", disse Gomes Júnior.

"E ainda Angola vai tentar fazer contactos com outros parceiros, nomeadamente o Brasil e a CPLP para continuem a levar avante tudo o que estiver programado no âmbito da reforma do setor militar", acrescentou o primeiro-ministro guineense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana