domingo, 18 de dezembro de 2011

A REVOLTA NO CAZAQUISTÃO



UCRÂNIA EM ÁFRICA

Nos últimos dois dias a indústria petrolífera de Cazaquistão Ocidental esta parcialmente paralisada, após os trabalhadores da cidade de Zhanaozen, em greve nos últimos 6 (!) meses pelos melhores salários e condições laborais, forem atacados pela polícia.
Existe a informação não confirmada oficialmente, do que o regime de Nursultan Nazarbayev recebeu o apoio do último ditador da Europa, Alexander Lukashenka, que enviou a Cazaquistão um avião com a sua polícia de choque, OMON, escreve página Socialistworld.
A página oficial do presidente Nazarbayev publicou a Ordem presidencial que introduz o estado do sítio na cidade de Zhanaozen entre 18h00 do dia 17 de Dezembro de 2011 e 07h00 do dia 5 de Janeiro de 2012. Durante este período na cidade funcionará o regime de recolher obrigatório entre 23h00 e 7h00. O ponto 7° da mesma ordem ordena o seguinte: “limitar ou proibir o uso de copiadoras, equipamentos de rádio e televisão, equipamentos de áudio e gravação de vídeo, e implementar uma apreensão temporária dos equipamentos de amplificação de som”.
Os confrontos em Zhanaozen rezultaram na morte das 10 – 11 pessoas (dados oficiais); 60 – 70 (dados da Wikipédia); até 150 (dados da oposição), cerca de 700 – 800 pessoas foram feridas. As cidades de Zhanaozen e Aktau (entre 1964 e 1991 cidade Shevchenko, em memória do poeta ucraniano Taras Shevtchenko), são ocupados pelas tropas e blindados do ministério do Interior e por cerca de 1500 fuzileiros navais. A cidade é sobrevoada pelos helicópteros. Apesar disso, a população local oferece resistência, armada com as caçadeiras e as armas retiradas da polícia local. As testemunhas relatam os tiroteios intensos, principalmente nos arredores da cidade no período nocturno.
O poder central bloqueia várias redes sociais, as páginas WEB da oposição, YouTube; em Zhanaozen foi desligada a telefonia móvel e até a energia eléctrica. Existe a informação sobre as detenções de várias centenas de grevistas e dos activistas de oposição na cidade de Almaty.
No dia 17 de Dezembro, a população da aldeia de Shepte, próxima de Aktau, em apoio aos grevistas, bloqueou e desmontou uma parte da linha ferroviária, em resultado dos confrontos com a polícia 1 pessoa morreu e 11 foram feridas.  
Uma série dos protestos contra a repressão no Cazaquistão decorreu junto das embaixadas e consulados do país na Suécia, Bélgica, Grã-Bretanha, Alemanha e Áustria.
Blogueiro
A Primavera árabe sopra não apenas para o Querido Vlad, mas também para outros ditadores da Ásia Central, que querem ficar no poder até onde puderem e que partilham mal e parcamente a riqueza gerada no país com os seus concidadãos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana