terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Somália: VIOLENTOS COMBATES ENTRE SHEBABS E EXÉRCITO SOMALI




ÁFRICA 21, com agências

Nairobi - Violentos combates entre rebeldes islamistas somalís shebab e soldados do governo de Mogadíscio causaram mais de 50 mortos nesse fim-de-semana no sul da Somália, informou terça-feira o Exército queniano, citado pela AFP.

Aviões de combate quenianos bombardearam segunda-feira os campos dos shebab no sul da cidade de Afmadow, "causando a morte a um certo número de combatentes" islamistas, segundo o comunicado militar queniano.

O porta-voz das forças armadas do Quénia, comandante Emmanuel Chirchi, acrescentou que mais 40 rebeldes shebab e 11 soldados do governo somalí foram mortos nos combates de sábado na região de Hayo, igualmente no sul da Somália.

O exército queniano entrou no sul da Somália em Outubro de 2011 para combater os shebab, mas não esteve implicado nos confrontos, acrescentou.

Segundo o comandante Chirchir, 54 soldados somalís ficaram feridos na batalha, 25 dos quais foram evacuados para o Quénia para tratamento médico.

No entanto, o governo queniano confirmou hoje que os seus soldados presentes na Somália se juntaram aos pelo menos 10.000 homens da missão da União Africana (Amison).

Em Novembro de 2011, o Quénia tinha anunciado a sua intenção de fornecer tropas à Amisom, no termo de um encontro em Nairobi entre os presidentes queniano Mwai Kibaki, somalí Sharif Cheikh Ahmed e ugandês Yoweri Museveni

Sem comentários:

Mais lidas da semana