quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Angola: Sonangol e Maersk anunciam descoberta do primeiro poço do pré-sal no país



FPA - Lusa

Luanda, 04 jan (Lusa) - A Sonangol e a Maersk Oil anunciaram hoje a descoberta do primeiro poço a penetrar o pré-sal em águas profundas em Angola, estimando que possa vir a produzir mais de 3.000 barris de petróleo por dia.

O poço de exploração Azul-1, localizado no bloco 23 da bacia do Kwanza, foi perfurado numa lâmina de água de 923 metros e atingiu uma profundidade de 5.334 metros, anunciam as empresas em comunicado.

Trata-se, segundo a mesma nota, do primeiro poço de águas profundas a atingir reservatórios no pré-sal em Angola.

"Estamos encorajados pelos resultados na nossa exploração", disse o diretor de exploração da dinamarquesa Maersk Oil, Lars Nydahl Jorgensen.

"O resultado poderá ser um passo em frente na direção do nosso objetivo de construir um negócio significativo em Angola", acrescentou.

As empresas afirmam que um mini-teste possibilitou "a recuperação de duas amostras de petróleo de boa qualidade" e acrescentam que a interpretação preliminar dos dados indica uma capacidade de fluxo potencial superior a três mil barris de petróleo por dia.

Segundo a Maersk, será necessário mais trabalho de avaliação para determinar se a descoberta justifica mais investimento para iniciar a produção.

"Avaliar totalmente esta descoberta levará vários anos e é muito cedo para antecipar o resultado", diz a empresa.

Tendo como concessionária a Sonangol E.P, o bloco 23 tem como grupo empreiteiro a Maersk Oil & Gás Angola, operadora com 50 por cento de participação, a Svenska Petroleum Exploration com 30 por cento e a Sonangol P&P com 20 por cento.

A Maersk Oil opera em Angola desde 2005 e detém 50 por cento dos blocos 8, 23 e 16. Neste último, em 2009, fez a descoberta Chissonga. A empresa planeia fazer mais três perfurações exploratórias em 2012 e 2013 nos blocos 8 e 23.


Sem comentários:

Mais lidas da semana