sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Austrália: Governo indignado com utilização do canguru em publicidade de tabaco



PNE - Lusa

Camberra, 13 jan (Lusa) -- A ministra australiana da Justiça manifestou hoje a indignação do governo pela utilização do canguru, símbolo nacional da Austrália, em campanhas publicitárias de tabaco da empresa British American Tobacco destinadas ao mercado europeu.

De acordo com o canal de televisão ABC, os maços de cigarros Winfield a comercializar na Europa apresentam a imagem de um canguru na parte da frente e na parte detrás um mapa da Austrália com o slogan "popular na Austrália ("An Australian Favourite", em inglês).

"Penso que muitos australianos vão sentir-se indignados por uma tabaqueira fazer uso por todo o mundo do seu modo de vida saudável na Austrália para vender os seus produtos letais", afirmou a ministra Nicola Roxon aos jornalistas.

"Deixem os nossos símbolos em paz", apelou.

A British American Tobacco (BAT) está contra uma proposta de lei do governo de Camberra que impõe, a partir de 01 de dezembro deste ano, a uniformização da publicidade nos maços de cigarros, segundo a qual a parte da frente dos maços deverá ter avisos sobre os riscos para a saúde do fumo em 75 por cento do espaço e na parte detrás em 90 por cento.

A lei foi aprovada em novembro pelo Parlamento e no mês seguinte a BAT recorreu ao Supremo Tribunal de Camberra, alegando que a legislação é inconstitucional e inválida, alegando que o governo pretende adquirir a propriedade intelectual utilizada para identificar os seus cigarros sem pagar uma indemnização.

A americana Philip Morris também recorreu à justiça australiana e entregou a 21 de novembro um aviso ao Executivo de Camberra de que submeterá o caso à arbitragem internacional.

A Austrália proibiu na década de 90 a publicidade ao tabaco em qualquer meio de comunicação e o patrocínio de qualquer evento por tabaqueiras.

Cerca de 15 mil australianos morrem todos os anos devido a doenças relacionadas com o tabagismo, hábito que, segundo fontes oficiais, custa anualmente ao Estado cerca de 31.871 milhões de dólares.

Sem comentários:

Mais lidas da semana