sábado, 7 de janeiro de 2012

Bissau: Angola disponibiliza 16,5 milhões de dólares para recuperar infraestruturas militares



MB - Lusa

Bissau, 07 jan (Lusa) - O governo de Angola disponibilizou hoje 16,5 milhões de dólares para a recuperação de infraestruturas das Forças Armadas da Guiné-Bissau e anunciou que vai manter-se "sempre ao lado" do país no processo de estabilização.

O ministro da Defesa angolano, Cândido Van-Dunem, assinou um protocolo com a ministra da Economia guineense, Helena Embalo, na presença do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Carlos Gomes Júnior afirmou que a verba vai ajudar a «melhorar as condições» de vida e de trabalho das Forças Armadas guineenses, já que será utilizada essencialmente na recuperação das casernas.

O ministro da Defesa angolano, que hoje regressa a Luanda após três dias de visita a Bissau, sublinhou que a disponibilização desta verba é um sinal "do engajamento de Angola" no processo de reforma da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, mas também um sinal para os outros parceiros do país.

"Esta nossa atitude não é senão o sentido do nosso engajamento, sempre proactivo, sempre dinâmico dentro das nossas possibilidades, para transmitir aos nossos irmãos da Guiné-Bissau, que ontem também se solidarizam-se connosco. Hoje estamos em condições de o fazer, também estamos aqui com a nossa solidariedade", observou Van-Dunem.

"É também e fundamental uma forma de Angola transmitir os outros atores deste processo um sinal, principalmente para aqueles que ainda estão céticos, a razão e a importância deste processo que é a reconstrução a reestruturação do Estado guineense, numa perspetiva em que o povo da Guiné-Bissau possa encontrar dias melhores dentro da paz e da prosperidade", notou o ministro angolano.

Cândido Van-Dunem frisou ainda que Angola estará sempre do lado da Guiné-Bissau, que deseja "muita coragem e muita persistência, acreditando sempre no futuro" do país.

"Angola estará sempre do vosso lado", enalteceu o governante angolano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana