quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CABO VERDE ADQUIRE NAVIO PARA PATRULHAMENTO DA ZEE



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 03 jan (Lusa) - Cabo Verde adquiriu um novo navio, construído na Holanda, para o patrulhamento das águas territoriais do arquipélago, anunciou hoje o Governo.

A construção do Navio patrulha Guardião, que já se encontra em Cabo Verde, custou 10,9 milhões de euros, cofinanciados pelo Estado, pela ENAPOR (Portos de Cabo Verde) e pela Cooperação Holandesa.

O navio tem 50 metros de comprimento, pode atingir até 23 milhas náutica por hora e navegar em condições de segurança no "estado de tempo e de mar prevalecentes" na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde.

O ministro da Defesa, Jorge Tolentino, salientou hoje que o novo navio tem todas caraterísticas que permitem a fiscalização efetiva das águas territoriais cabo-verdianas seja na proteção dos recursos naturais ou no combate a atividades ilegais.

"É a primeira vez que Cabo Verde faz um investimento deste tipo. O navio Guardião é um navio moderno, completamente novo, foi encomendado e construído expressamente para Cabo Verde para cumprir esse objetivo de aumentar significativamente a nossa capacidade de patrulhamento das águas territoriais cabo-verdianas", concretamente o "controlo e defesa dos recursos naturais e de resposta à criminalidade transnacional organizada, que tem lugar nesta sub-região",

O navio é dotado de quatro motores Caterpillar com funcionamento independente, estabilizadores que garantem conforto à tripulação quer navegue com vento fresco e mar cavado e uma autonomia de 2000 milhas náuticas.

O navio possui ainda uma embarcação semirrígida, rápida, com capacidade para 18 pessoas, que poderá atingir 36 nós.

A entrega do navio está marcado para o dia 07 deste mês e, segundo o ministro da Defesa, já no dia 15, o Guardião estará pronto a navegar.

O responsável indicou que é esperada na quarta-feira em São Vicente uma equipa holandesa que irá ministrar formação à tripulação do Guardião.

Jorge Tolentino garantiu também que, durante os três primeiros meses de navegação, o Guardião terá uma equipa da Marinha portuguesa de apoio.

Até agora, a fiscalização das águas territoriais do arquipélago tem sido feita em colaboração com outros países como Portugal e Estados Unidos.

A aquisição do Guardião, segundo o ministro da Defesa, vai melhorar as condições de fiscalização, mas as operações de fiscalização conjunta com os outros países devem continuar, para garantir a presença das autoridades nos mares de Cabo Verde durante todo o ano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana