quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Manifestação no Príncipe contra Governo central cancelada após garantias do PM



MYB - Lusa
 
São Tomé, 04 jan (Lusa) - A União para Mudança e Progresso do Príncipe (UMPP), principal movimento político do Príncipe, cancelou uma manifestação inicialmente convocada para quinta-feira na cidade de Santo António, contra o Governo central, após garantias dadas pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
 
Em declarações hoje a Lusa, Rodrigo Cassandra, um dos responsáveis do movimento, disse que "a manifestação foi cancelada" a pedido do presidente do governo regional, José Cardoso Cassandra, após um encontro na terça-feira com o primeiro-ministro na capital são-tomense.
 
Nos últimos dias as relações entre o governo central e regional têm conhecido um momento de crispação grave com acusações duras de parte a parte.
 
Num comunicado distribuído à imprensa no domingo, a UMPP acusara o Governo de Patrice Trovoada de falta de cumprimento de vários "compromisso assumidos" em março do ano passado, no conselho de ministros na cidade de Santo António.
 
A UMPP destacou a realização de estudos com vista à construção de um porto operacional na ilha do Príncipe, o aumento de 15 para 18 horas de fornecimento de energia elétrica a população, incluindo o hospital Doutor Quaresma Dias da Graça durante 24 horas diárias.
 
A crise entre as duas ilhas agudizou-se com a falta da assinatura do governo central num um acordo já firmado entre o governo regional e o grupo sul-africano HBD-Boa Vida.
 
Trata-se de um investimento de mais de 50 milhões de dólares norte-americanos que inclui a modernização e extensão da pista do aeroporto regional, e outros investimentos de carácter agrícola e turístico.
 
"O presidente do governo regional disse-nos que já falou com o sr. primeiro-ministro que prometeu assinar o acordo. Na próxima terça feira, deslocamo-nos para a capital e tudo indica que na próxima semana será assinado", disse hoje Rodrigo Cassandra, membro da comissão executiva da UMPP e irmão do chefe do governo regional.
 
"Essa promessa e muitas outras mais foram feitas há quase um ano, mas o governo central não fez absolutamente nada em relação àquilo que prometeu", disse o dirigente da UMPP.
 
Os responsáveis da região falam em "não cumprimento da palavra dada" pelo primeiro-ministro que também acusam de "arrogância" e de deixar a população do Príncipe "à sua sorte".
 
Patrice Trovoada respondeu no domingo às acusações dizendo que não aceitará "ser pressionado" e que não é só o Príncipe que vive situação de pobreza extrema.
 
"Se formos à região norte do país ver essas pessoas que vivem em Monte Mário, Vila Malanza, se formos à região norte ver essas pessoas que vivem em Santa Catarina, verão que elas vivem em situação de maior pobreza", disse Patrice Trovoada, em declarações à televisão pública são-tomense.
 
"Enquanto eu for primeiro-ministro, não aceitarei pressão, não aceitarei chantagem de seja quem for", sublinhou Patrice Trovoada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana