quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CABO VERDE NO TOP DOS PAÍSES ONDE HÁ LIBERDADE DE IMPRENSA



Liberal (cv)

Segundo relatório dos Repórteres Sem Fronteiras

No final da lista, como era previsível, Coreia do Norte, Síria e Irão, figuram na “zona negra”, mas as “democracias históricas” levam cartão vermelho: França, Itália, Reino Unido e EUA desceram vários lugares e, neste último, há registo de jornalistas presos e alvo de agressões policiais

Praia, 25 de Janeiro 2012 – A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) tornou público o seu relatório sobre liberdade de imprensa. Surpreendentemente, Cabo Verde, que em 2010 ocupava a 26ª posição, saltou agora para o “top ten”, afirmando-se no 9º lugar. Porém, os critérios de atribuição decorrem sob uma lógica empírica, porquanto – e segundo o responsável pelo Gabinete de Assuntos Africanos dos RSF, Ambroise Pierre -, acredita a organização que “os títulos têm toda a liberdade”, deduzindo assim existir uma “verdadeira tolerância das autoridades em relação aos jornalistas”, mas não especificando quais o métodos de análise e avaliação.

Naturalmente, Coreia do Norte, Síria e Irão ocupam os últimos lugares da lista elaborada pelos Repórteres Sem Fronteiras sobre o estado geral da imprensa no passado ano. Mas, exceptuando estes três países, o relatório considera 2011 “um bom ano para a actividade jornalística”.

Cartão vermelho mereceram as chamadas “democracias históricas” – numa alusão a França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América (EUA) -, que “deveriam dar o exemplo”, mas onde tal não está a acontecer porquanto estão bem longe dos lugares cimeiros da lista. E o secretário-geral dos RSF, Jean-François Julliard, avança mesmo que a organização sente “uma degradação da situação, com perseguições nas redacções, jornalistas acusados e pesados processos judiciais”, para além de existir nestes países “uma tentação de controlar a informação, que se nota mais em 2011 do que há dez anos”, considera ainda.

De referir que, no respeitante aos EUA, 25 jornalistas foram sujeitos a prisões e agressões policiais quando cobriam contestações de rua promovidas por organizações radicais. Aliás, os EUA desceram, da 20ª posição em 2010, para o 47º lugar em 2011.

A liberdade de imprensa só é considerada boa na Noruega, Finlândia, Estónia, Holanda, Áustria, Islândia, Luxemburgo, Suíça, Cabo Verde e Canadá, que ocupam, respectivamente, os dez primeiros lugares, considerados países em que os jornalistas têm “a liberdade devida para trabalhar e informar o público”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana