domingo, 15 de janeiro de 2012

CAMPANHA DAS PRESIDENCIAIS EM MARÇO JÁ COMEÇOU EM TIMOR-LESTE




António Veríssimo

VIVA LU OLO!

Presumo que saibam que sou um leitor assíduo do Timor Hau Nian Doben, da minha amiga Zizi Pedruco e de mais um amigo da Zizi cujo nome não recordo porque ando mesmo a ficar xexé e gagá. Desculpem. Foi mesmo agora que li no THND uma exposição muito frontal de Zizi Pedruco acerca de candidatos das eleições para a presidência de TL que resumo assim: "Apoio Taur Matan Ruak mas não me disponho a atacar o candidato Lu Olo pelo apreço e consideração que me merece. Todos os outros podem estar certos de que vão levar porrada de três em pipa até criar bicho". Acrecente-se ainda que Zizi não aceita textos de colaboradores a criticar Taur, nem a atacar Lu Olo. Taur é o candidato que ela apoia. Todos o sabemos porque já o disse e redisse. Lu Olo será o candidato que apoiará na segunda volta depois de Taur nem sequer conseguir votos para seguir na segunda volta, digo eu - à laia de provocação amiga, natural neste meu mau feitio. Desenho aqui um sorriso e tudo. Yes!

Visto isso, pelo que leio no THND na prosa de Zizi Pedruco, acho por bem tomar uma posição relativamente ao candidato que apoio, Lu Olo. Não poderei fazer no Página Global – blogue de um coletivo - aquela censura como Zizi faz, de mandar às urtigas os textos que não sejam favoráveis ao meu candidato presidencial, mas vou fazê-lo no Página Lusófona que é um blogue pessoal. Já sabem, ali não haverá lugar para prosas desfavoráveis a Lu Olo, candidato que apoio.

Em consciência, não poderei dizer que não criticarei Taur Matan Ruak no que se refere a ser apoiado por Xanana Gusmão, porque para mim esse herói de antes é um trapaceiro do presente e um multimilionário do futuro – já se vê como consegue e mais conseguirá para a fortuna.

Defendo ainda a tese de que os militares devem ficar nos quartéis e não bancarem a políticos. Muito menos assumirem cargos políticos com poderes de topo. Isso é muito perigoso para a democracia. Nada faz suspeitar que Taur Matan Ruak viesse a ser anti-democrático no desempenho do seu cargo de PR se fosse eleito… Mas por vezes o diabo tece-as e os militares fazem coisas reprováveis que nunca imaginaram anteriormente terem de fazer, surpreendendo-se a eles próprios. Além disso Taur é um militar muito importante para abandonar a hierarquia das F-FDTL. Reprovo veementemente a sua demissão. Tem primado pela dignidade e honestidade. Mostrou em mais que uma ocasião sabedoria e sangue frio. Até mesmo em 2006, quando passou a alvo a abater, durante o período de golpe de estado de Xanana Gusmão. O mesmo Xanana Gusmão que agora o vai apoiar. Cá por mim nunca mais lhe olharia para a cara, a esse Alexandre. Aliás, cá por mim nunca mais lhe olharei para a cara. Porque fez o que fez, causou a desgraça de muitos timorenses com as suas ambições desmedidas, onde cerca de uma centena de timorenses perderam a vida na “crise” de 2006, no golpe de estado. Milhares de casas foram destruídas. Centenas de milhares de timorenses ficaram desalojados. A tal ponto que ainda hoje, passados seis anos, existem os que estão a viver quase por favor em casas de familiares e amigos. Não são muitos, mas existem casos desses. Famílias desfeitas, etc. etc. Ora, assim, pergunto: quem poderá ver com bons olhos o golpista Xanana Gusmão?

Tudo bem. Compreendo que para Taur Matan Ruak a situação e a relação são diferentes, que nada lhe custará fazer como está a fazer. Tempo de tolerância e de predomínio daquilo que mais interessa ao país e às boas relações… Oxalá não se venha a arrepender. Porque se vier será sinal de que poderá acontecer mal maior a Timor-Leste e aos timorenses. Longe vá o agoiro.

LU OLO A PRESIDENTE!

Independentemente de Lu Olo ter sido uma figura preponderante das Falintil fez a opção de abraçar a vida civil num ápice, dando continuidade à sua militância na Fretilin, partido politico que foi raiz da luta pela independência e pela luta armada pela libertação do país. Digam o que disserem foi assim e é assim que a história deve ser escrita. Verdade que se não existisse a Fretilin outro partido ou organização seria… Mas foi a Fretilin, e pronto. O resultado está à vista: Timor-Leste é independente. Melhor ou pior mas é.

Essa tendência de pretender esvaziar o conteúdo e desempenho da Fretilin durante a luta de libertação, incluindo na frente diplomática e comunicacional no exterior, tem cabido essencialmente a Ramos Horta e a Xanana Gusmão, os outros nem sequer menciono porque eram de dimensões diminutas. A tendência continua a ser assim, quer por parte de um, quer pela parte de outro dos referidos personagens que, afinal, como históricos de valor, têm desempenhado, no passado recente e no presente, cargos onde têm roçado amiúde praticas de traição aos timorenses e à sua própria pátria. Eles sabem que sim. Sabem que não se têm comportado do melhor modo para com o povo timorense. E se não o souberem são palermas que não deviam estar nos cargos que ainda ocupam.

E Lu Olo, onde tem estado? De que lado da barreira tem estado? Tem estado contra a corrupção, contra as injustiças e balbúrdia deste governo AMP chefiado por Xanana Gusmão. Tem pugnado por legislação que defenda a liberdade, justiça e democracia ansiada pelos timorenses. Aliás, exceptuando a Fretilin e mais um ou outro deputado timorense individualmente, no Parlamento Nacional, todos os outros partidos políticos têm andado de mãos dadas com a corrupção deste governo Xanana Gusmão-AMP. E muuitos até a debicarem sobras maiores ou menores que lhes atiram para que as refundam e se calem.

Por isso e por muito mais – agora não me apetece pôr mais na escrita – é que Lu Olo é o meu candidato. Bem, existe aqui um grande senão… É que eu não sou timorense, infelizmente. Por isso não posso votar. Além do mais estou no exterior, noutro país que não TL. Até os timorenses que não estejam no país não vão poder votar. Obra de há pouco tempo deste democrata de pacotilha “xamado xanana”, mas que não passa de um Alexandre que traiu os timorenses que passam fome e vivem na miséria para que uma elite repleta de oportunistas e ladrões tenha emergido pela mão do ex-herói e da sua pandilha.

Que viva Lu Olo e Matan Ruak (impossível não o desejar para Taur), dos outros candidatos pouco irá rezar a história.

6 comentários:

Anónimo disse...

Professor e aluna com posições diferentes em relação aos candidatos presidenciais.

Viva a democracia...Ahhhh...VIVA TAUR MATAN RUAK!!!

Lisa

Anónimo disse...

Simplesmente quero dizer que eu curti muito ler este texto. Viva Democracia, sim senhor! Viva Timor Leste democrático!

Sukaer Sanak :)

Anónimo disse...

Digam o que disseram Taur é dos poucos líderes existentes (senão o único) neste país que se guia pela decência e até hoje nunca chupou o sangue dos timorenses, apesar de ter sacrificado a sua vida durante vinte e quatro anos nunca exigiu nada do estado. Já os outros, ha, ha, ha,ha,ha,ha,ha.
Vários argumentos neste artigo eu podia destrui-los num ápice, mas prefiro faze-lo mais tarde, agora ainda é cedo. Tenho provas irrefutáveis.

Anónimo disse...

A certeza com que mentem a dizer que Taur e candidato de Xanana e que me impressiona.
Acho que de tanto mentirem eles proprios ja acreditam na mentira que dizem.

Anónimo disse...

Nao tem medo da ditadura que o Mari possa instalar em Timor do estilo Cuba? Este homem e um ditador da pior especie e Luolo nao passa de um bonequinho nas maos dele.
Agora o Mari acumulou o cargo de SEC da FRETILIN e de presidente.So quem nao sabe o que vai dentro do CCF e que escrebe estas baboseiras.
Vai ser bonito.

Anónimo disse...

"A certeza com que mentem a dizer que Taur e candidato de Xanana e que me impressiona.
Acho que de tanto mentirem eles proprios ja acreditam na mentira que dizem."

Vove ate podia esperar um bocado antes de rejeitar tal argumento. Agora viu? De tanto acreditar no que pensa que agora, fica com o nariz no ar.

E para seu conhecimento, Taur eh candidato do Xanana. O Xanana so nao disse porque tem nao quer. O CNRT nao tem candidatos que possa concorrer com o candidato da Fretilin e por isso, esta tactica do Sr Xanana.

Mais lidas da semana