Fernando da Piedade Dias dos Santos - Fotografia: Rogério Tuti |
Garrido Fragoso, Jamena – Jornal de Angola
A cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), destinada a analisar diversas questões relacionadas com a segurança e o desenvolvimento social e económico da região, realiza-se hoje, na capital chadiana.
O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou ontem à tarde a Jamena, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos, para participar no encontro, que conta apenas com a presença de cinco Chefes de Estado, nomeadamente, o anfitrião, do Gabão, República Centro Africana, Camarões, e Guiné Equatorial.
Fernando da Piedade Dias dos Santos, que foi recebido no Aeroporto Internacional de Jamena pelo primeiro-ministro chadiano, Emmanuel Nadingar, deslocou-se ao Chade acompanhado por altos funcionários do seu Gabinete.
O Acordo de Parceria Económica (APE), as eleições na Comissão da União Africana, o projecto de orçamento da CEEAC para 2012, a circulação de pessoas e bens, a Zona de Comércio Livre e a Contribuição Comunitária de Integração (CCI), são os assuntos que fazem parte da ordem de trabalhos da cimeira dos Chefes de Estado, ontem aprovada na reunião do Conselho de Ministros.
A agenda dos Chefes de Estado contempla ainda questões relacionadas com o apoio logístico às Forças Armadas da África Central, relatórios do auditor financeiro e do gestor de contas do exercício de 2008 a 2009, cargos sob mandato, e o encontro da troika ministerial CEEAC-União Europeia.
No capítulo do preenchimento de vagas na organização, os Chefes de Estado vão debruçar-se, essencialmente, sobre o provimento do cargo de secretário-geral, atendendo a que o general congolês Louis Goma terminou mandato em Outubro do ano passado.
As delegações presidenciais começaram ontem a desembarcar em Jamena. O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, que a par da antiga ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, NKosasana Zuma, concorre ao cadeirão da União Africana, também já se encontra na capital chadiana.
Tudo a postos
O vice-ministro angolano da Defesa Nacional, Gaspar Rufino, assegurou ontem, que todos os documentos endossados pelos peritos à reunião do Conselho de Ministros foram revistos com “profundidade”, e estão aptos para serem apresentados hoje na cimeira dos Chefes de Estado.
Gaspar Rufino, que chefiou a delegação angolana à reunião dos ministros, que terminou ontem, reiterou a posição de Angola de continuar a pagar as contribuições financeiras à organização, de acordo com a modalidade definida aquando da constituição da organização regional, em 1983.
Os erros registados no relatório de contas apresentado na sexta-feira pelo Secretário-geral da organização, Louis Goma, obrigaram à interrupção dos trabalhos nesse dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário