terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EUA OFERECEM AJUDA À PREPARAÇÃO DE ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU



HB (JYF) - Lusa

Washington, 10 jan (Lusa) - Os EUA anunciaram hoje que esperam colaborar com as autoridades guineenses na preparação das eleições, após a morte, na segunda-feira, do Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.

"Esperamos colaborar com a comunidade internacional e trabalhar com o Presidente interino Pereira [Raimundo Pereira, presidente do parlamento, a exercer funções de chefe de Estado interinamente] na preparação do calendário das eleições", informa uma nota divulgada hoje pelo Departamento de Estado dos EUA.

A mesma nota dá conta da "satisfação" dos EUA em relação ao "bom trabalho conjunto" do Governo guineense e das Forças Armadas face a "uma ameaça interna contra a governação democrática", referindo-se à crise militar de 26 de dezembro de 2011, quando uma sublevação de militares foi controlada pelas autoridades, que prenderam 26 pessoas, incluindo o chefe da Armada, Bubo na Tchuto.

O Departamento de Estado envia as condolências à família do Presidente Bacai Sanhá e recorda as "longas relações de amizade com o povo da Guiné-Bissau", prometendo a continuação do seu apoio "às aspirações de paz, estabilidade e prosperidade" dos guineenses.

Malam Bacai Sanhá morreu na segunda-feira em Paris, onde se encontrava hospitalizado desde o final de novembro. O Governo decretou sete dias de luto nacional.

A trasladação do corpo do Presidente guineense está prevista para sábado e o funeral para domingo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana