sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ÍNDIA E CHINA ASSINAM ACORDO PARA MANTER A PAZ



Hoje Macau

A Índia e a China assinaram terça-feira um acordo em Nova Délhi para estabelecer um protocolo de actuação com o objectivo de controlar a longa fronteira que separa os dois países, cuja delimitação nalgumas áreas ainda é alvo de disputa.

Segundo a agência “Ians”, os representantes dos dois países asiáticos assinaram o acordo no fim da 15ª ronda de negociações sobre fronteiras, que ocorreu na capital indiana nos últimos dois dias.

Os representantes encarregados das negociações sobre fronteiras foram o conselheiro de Estado chinês, Dai Bingguo, e o conselheiro de Segurança Nacional indiano, Shivshankar Menon.

Com esta medida de controlo, o contacto entre os ministérios das relações exteriores dos dois países será facilitado no caso de intrusões ao longo da linha de controlo actual – a fronteira real entre a Índia e a China.

Rivalidade antiga

“As partes concordam em estabelecer um mecanismo de consulta e de coordenação para avaliar as questões fronteiriças importantes, com vista à manutenção da paz e da tranquilidade”, indicou o documento conjunto.

Estas conversas estavam programadas para Novembro passado, mas foram adiadas porque a Índia negou-se a ceder diante das objecções chinesas sobre a participação do líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, numa conferência budista em Deli.

A relação entre a Índia e a China é complicada: ambos reivindicam territórios sob soberania da outra parte e têm um histórico de conflitos que teve na guerra que travaram em 1962 o seu ponto culminante.

Actualmente, as autoridades têm-se esforçado para intensificar as relações económicas, embora a China denuncie o asilo que a Índia concede ao Dalai lama, e este último país suspeite do apoio estratégico chinês ao seu tradicional rival, o Paquistão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana