O Irão começou a enriquecer urânio - processo necessário na produção de energia atómica ou de armas nucleares - em instalações subterrâneas, noticiou hoje um jornal ligado ao regime.
Segundo o diário Kayhan, citado pela agência noticiosa AP, o Irão injetou gás de urânio em centrifugadoras no complexo de Fordo, perto da cidade de Qom (nordeste). A instalação, ainda de acordo com o jornal, está bem protegida de eventuais ataques aéreos.
"O Kayhan recebeu ontem [sábado] informações que mostram que o Irão começou a enriquecer urânio no complexo de Fordo, enquanto aumentam as ameaças dos inimigos estrangeiros", escreveu o jornal na primeira página. Segundo a AP, o diretor do Kayhan é um representante do Guia Supremo do Irão, o "ayatollah" Ali Khamenei.
O enriquecimento de urânio está no centro de um prolongado conflito diplomático entre o Irão e as potências ocidentais.
Os Estados Unidos e a União Europeia temem que o Irão queira desenvolver armas nucleares. Por sua vez, o regime iraniano garante estar apenas a desenvolver combustível para a construção de centrais nucleares e para o tratamento de doenças oncológicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário