domingo, 8 de janeiro de 2012

Síria: ONZE SOLDADOS MORRERAM EM CONFRONTOS COM DESERTORES



RTP

Violentos confrontos opuseram hoje de madrugada soldados e desertores sírios em Basr al-Harir, na província de Deraa (sul), causando 11 mortos entre os elementos do exército regular, anunciou o Observatório sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Vinte soldados ficaram feridos e nove desertaram, acrescentou o OSDH, com sede no Reino Unido.

Em Dael, também na província de Deraa, berço da revolta popular contra o regime do presidente Bashar al-Assad, vários confrontos opõem hoje desertores e soldados armados com artilharia pesada, disse o OSDH. A eletricidade foi cortada na localidade, acrescentou.

A Síria é palco, desde meados de março, de um movimento de contestação. Em mais de nove meses, a repressão desta revolta pelas forças do regime já causou mais de cinco mil mortos, de acordo com uma estimativa de ONU, divulgada em dezembro.

No sábado, 21 civis, incluindo quatro manifestantes pró-Assad, foram mortos. Hoje, a Liga Árabe vai conhecer o primeiro relatório do chefe da missão de observação, no terreno desde 26 de dezembro, para avaliar a aplicação de um plano de saída da crise que prevê, em primeiro lugar, o fim da violência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana