domingo, 8 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DE TIMOR-LESTE? APRENDAM TÉTUM QUE A AGÊNCIA LUSA PAGA OS CURSOS!



Ana Loro Metan

O CNRT de Xanana Gusmão realizou este fim de semana a Conferência Nacional no Centro de Convenções de Díli, nela também participou Francisco Guterres Lu Olo na qualidade de presidente da FRETILIN e não como potencial candidato presidencial a ser apoiado pelo CNRT. Que fiquem desfeitas as dúvidas para quem as tivesse. Por enquanto não é conhecido qual é o candidato que o CNRT vai apoiar nas presidenciais que se realizam dentro de poucos meses.

O texto que juntamos mais em baixo é de uma peça jornalística do CJITL, que em parceria com o SAPO TL possibilita aos que dominam a língua de Timor Leste inteirarem-se minimamente da atualidade sobre o país. Outras publicações quotidianas timorenses existem com vasta informação… em tétum. Em português, como que por favor, poderá ler uma ou outra notícia em Sapo TL em seleção que não é seleção nenhuma porque há dias em que nem uma única notícia é traduzida do tétum para português. Segundo consta porque a tradutora esteve ou ainda está com dengue. Imagine a importância que estes senhores donos da informação dão à mesma - para só terem uma pessoa a traduzir… Quer saber o que se passa em Timor-Leste e não sabe tétum? Vá aprender em curso rápido porque em português raramente terá oportunidade de ler umas letrinhas numas linhinhas. Umas prosazinhas de vez em quando para decorar e nada mais. Não há outra alternativa, aprenda tétum, visto que a Lusa se desgostou de reportar em português o que se passa em Timor-Leste já faz tempo, veio reduzindo a informação, reduzindo, reduzindo, e… parece que sumiu de vez.

Sobre os cursos de tétum deixo aqui uma sugestão: mande a fatura do curso à Agência Lusa porque se é verdade que todos temos direito à informação os que não dominam o tétum (língua rara) também têm, e até julgámos que a Lusa estava em Timor-Leste também por isso, mas não, parece que está no país para gastar dinheiro e pouco mais.

Fique com a notícia em tétum, vá praticando. O tétum até nem é difícil e inclui muito de português. Aliás, sem português era diferente ou... quase nada! Quanto à fatura já sabe… Siga o meu conselho sem complexos de ser parasita porque isso são eles e até já nem sabem viver de outro modo.

Lu-olo Mosu Iha Loron Primeiru Konferensia Nasional CNRT Nian

CJITL – Sapo TL - Sabadu, 7 husi Janeiru 2012

Partidu Conselhu Nasional Rekonstrusaun de Timor – CNRT iha loron primeiru konferensia nasional n'eebe hala'o iha Centru Convensaun Dili – CCD hetan mos partisipasaun husi Prezidente Fretilin, Francisco Guterres Lu – Olo.

Konferencia partidu ne'ebe hala'o durante loron rua hodi deside partidu nia kandidatura ba Prezidente Republika periodu 2012 – 2017 ne'e hetan partisipasaun makas husi membru CNRT husi distritu sanulu resin tolu – 13.

Lu-olo ne'ebe disponivel hodi fo mos nia partisipasaun iha konferencia CNRT nian ne'e simu diretmente husi Prezidente CNRT, Xanana Gusmao.

Prezidente Fretilin ne'e rasik iha loron 15 Dezembru liu ba liu husi Radio Maubere ou Radio Fretilin nian deklara nia kandidatura atu kompete ba pozisaun Prezidente Republika.

CNRT rasik liu husi konferensia nasional loron rua ne'e sei deside se mak sei hetan konfiansa partidu atu nomeia ba kandidatu PR nian ne'e. (Cesaltina da Costa/CJITL)

Relacionado: Timor-Leste: HAJAM DEUSES, PARA VERGONHA DA AGÊNCIA LUSA! Tema que já vem sendo abordado há algum tempo – ver o geral de TIMOR-LESTE.

Sem comentários:

Mais lidas da semana