sábado, 7 de janeiro de 2012

Timor-Leste: HAJAM DEUSES, PARA VERGONHA DA AGÊNCIA LUSA!



António Veríssimo

O coletivo de Página Global tem vindo a tecer críticas à ausência de notícias de Timor-Leste por parte da Agência Lusa. Eu próprio já assinei um ou dois textos nesse sentido. Nessa sequência deparámos com a reação positiva de Zizi Pedruco, timorense, do blogue Timor Hau Nian Doben. Ela afirmou que apesar da sua falta de mais tempo para dedicar ao seu blogue iria fazer os impossíveis para traduzir algumas notícias do tétum para português a fim de que os que não dominam o tétum possam acompanhar minimamente aquilo que se passa no país do sol nascente.

Meu dito, meu feito. Quem se dispuser a visitar aquele blogue tem lá três títulos de interesse sobre Timor-Leste, em português. Coisa que nem a Lusa - e raramente o Sapo TL - fazem como devem, todos os dias. Pois então, todos os dias porque todos os dias existem títulos de interesse sobre a atualidade timorense. Não só sobre as “verdades” oficiais do governo corrupto de Xanana Gusmão-AMP, mas principalmente sobre o descambar e a miséria que aquele governo tudo faz para que não nos apercebamos… em português e no exterior do país. Nisso, a Agência Lusa também tem sido bastante colaborante com a "verdade" oficial e o Sapo TL está a “ir na onda”.

Eis os títulos em Timor Hau Nian Doben:


IRRESISTÍVEL VONTADE DE ENALTECER E AGRADECER

Foi exatamente ao visitar o THND esta manhã, ao deparar com as traduções para português de ao menos três notícias, que senti uma irresistível vontade de agradecer a Zizi Pedruco e ao THND. Fui direitinho aos comentário do blogue para o fazer, mas… os comentários do blogue estão fechados – pelo menos não tive acesso com a minha conta Google.

Por esse motivo optei por trazer para aqui o referido comentário. Seria injusto se não o fizesse, nem me sentiria bem se não usasse da vantagem de poder dispor do Página Global para enaltecer e agradecer a Zizi Pedruco e ao THND. Acredito que outros o gostariam de fazer. Possivelmente até a Lusa, porque alguém está a fazer gratuita e voluntariamente o que a ela lhe compete. Pensando melhor, talvez não tenha vontade de agradecer… É que assim as traduções vão poder trazer ao conhecimento de mais uns quantos a miséria e caos em que muitos timorenses sobrevivem, quando em Portugal e na restante comunidade lusófona ainda se pretende “vender” a ideia de que Xanana Gusmão e o seu regime é democrático e justo. Chama-se a isso pretender manipular a realidade absoluta. Passemos ao texto que se destinava a um simples e grato comentário no blogue timorense Timor Hau Nian Doben. O resto “são cantigas”.

Minha estimada e incomparável amiga Zizi

Aqui está o que compete fazer aos que andam de barriga ao sol em Díli, em Bali e imediações, recebendo muitos milhares de euros, provavelmente sem se importarem com a sua falta de profissionalismo, as suas incompetências, os seus xicos-espertismos que nos mantêm na ignorância daquilo que acontece e é dito por várias personalidades em Timor-Leste, não informando... nem formando, ocultando. Refiro-me aos destacados da Lusa e da RTP que tanto nos desiludem. E se não a eles pelo menos aos responsáveis de topo de ambas as empresas. Haja quem esclareça.

Este é trabalho demais para si, Zizi, e sabe que falo com conhecimento de causa, porque em tempos dediquei imensas horas do dia a TL por “carolice”. Rendo-lhe a minha grata e sincera homenagem.

O coletivo do Página Global não é isto que pretende, este seu enorme esforço, mas sim que sejam os que são pagos para informar devidamente sobre Timor-Leste, em português, que façam o que lhes compete. Assim como aqueles que os dirigem saibam fornecer-se dos tradutores de tétum para português que possibilitem apresentar as notícias na língua oficial da CPLP, o português. Iremos pugnar por isso, porque é aquilo a que temos direito, porque é aquilo que deve acontecer.

A vergonhosa realidade relativamente ao trabalho não realizado pela Lusa nem pela RTP em Timor-Leste deve ter um fim.

Aos portugueses e outros irmãos da lusofonia cabe-nos agradecer a sua iniciativa, mesmo sabendo que a sua resistência tem um limite e que não poderá manter a realização destas traduções por muito tempo devido aos seus afazeres profissionais e familiares.

Há santos que não merecem estar no altar, por isso tiro de lá um desses e ponho-a lá a si. Em frente escarrapacho um quadro da vergonha para a Lusa e para a RTP. Merecem.

Permita-me que faça uso deste seu esforço para o divulgar a meu modo no Página Global.

Obrigado amiga!

6 comentários:

Anónimo disse...

De nada, António. Enquanto puder vou fazendo, pelo menos este ano que é tão importante para Timor, e como já prometi aos leitores, agora já é tarde para eu voltar atrás com a minha palavra.

E... Pare lá com os agradecimentos que eu estou aqui toda envergonhada, mas muito obrigada pelas suas palavras.

Abraço grande.

Zizi

Anónimo disse...

Jornalista, com carteira profissional há cerca de 30 anos, oferece-se para dirigir equipa de elementos profissionais da comunicação em rádio, jornais e televisão, por dois terços do orçamento total que Lusa e RTP dispendem anualmente em Timor-Leste. O perfil da proposta garante completa cobertura informativa sobre Timor-Leste em texto, som e imagem.

Proponho resposta dos interessados neste local. O Página Global irá possuir meus contactos e identificação via email. Dados que enviarei seguidamente.

- Profissional de comunicação social

Anónimo disse...

É muito grave o que a LUSA e a RTP andam a fazer com a falta de informação de Timor Leste.

Por exemplo, decorreu hoje e termina amanhã uma conferência do CNRT, e é muito importante porque deste de evento de dois dias vai-se ficar a saber quem é o candidato que este partido irá apoiar na eleição presidencial.

Mais ainda, Lu-Olo o presidente da Fretilin participou neste congresso e foi bastante bem recebido por Xanana Gusmão. Ora, se isto não é notícia, quais serão os malditos parâmetros pelos quais se regem a Lusa e a RTP? Em tempos idos, em Portugal, iam logo a correr por muito menos, e agora, NADA! Um nojo!

Lisa

Anónimo disse...

Voces neste blog têm sido fieis ao vosso proposito de reinvindicar informação em português sobre Timor Leste e com muita razão que vos assiste mas reparem que nem a Lusa nem a RTP têm vergonha porque os seus responsaveis e até certos jornalistas estão ali para acumular bens nas contas bancárias e em seu patrimonio e não para reportar sobre as verdades gritantes de injustiças e verdadeiros crimes que acontecem neste país de Xanana Gusmão literalemnte virado do avesso como são todos os da sacanagem e da traição aos povos.
Esperemos que não desistam com vossa reinvindicação e que tanto o façam que sejam escutados. Ao que parece os lusofonos estão se lixando para a realidade timorense e para a de seus próprios países. Eles estão somente olhando para seus umbigos. É o que está à vista.
Vosso esforço vale e muitos agradecem e se juntam a vós.

Adalberto B.

Manuel Leiria de Almeida disse...

Uma pequena nota para lembrar que por vezes se "cruxificam" quem não tem culpas no cartório. Não sei se é esse o caso mas muitas vezes os "maus da fita" não são os jornalistas que estão no local mas sim os "manga de alpaca" dos chefes de redacção que estão em Lisboa mais interessados nos fait divers e no que o ministro A ou B diz do que naquilo que recebem dos jornalistas em Timor. Timor "passou de moda" e só volta às notícias se morrer alguém e a propósito das eleições... A ver vamos...

Página Global disse...

Caro leitor Manuel Almeida

Temos a convicção de que é bastante provavel que as responsabilidades da degradação a que chegou a ausência de informação sobre TL em português se deve a diretrizes impostas aos jornalistas destacados no país mas também à resignação daqueles. Esta situação tem vindo a manifestar-se em crescendo. Casos ocorreram em que peças jornalisticas elaboradas em TL não passaram pelos nossos olhos devido a serem consideradas irrelevantes em Lisboa. Noutro blogue nosso, agora desativado, chegámos a denunciar isso mesmo. Também compete aos jornalistas reagir, resistir a tais "formatos" impostos, parece que não é o que está a acontecer. Nem sabemos nada sobre porque esta ausência de notícias está a ocorrer a mais de 90 por cento. Nada. Note que deixamos a "porta aberta" para as responsabilidades dos decisores de topo, contudo, neste caso dada a situação, compete aos jornalistas defender sua honra e profissionalismo esclarecendo o que se passa.

O senhor Afonso Camões e outras "peças" que o ladeiam lá sabem o que estão a gizar e que o sujeito é pre+potente e ditador não restam dúvidas. Ele é do estilo: "porque sim, porque eu quero!"

Obrigado pelas suas palavras. De modo algum gostamos de "carregar" sobre o mensageiro mas... o que se passa na realidade perante o que vimos estar a acontecer? Se os profissionais destacados não podem esclarecer este silêncio... pois que o façam através do sindicato, por exemplo. Algo deve ser dito para que se esclareça. É aquilo que gosteriamos que acontecesse. Aguardemos. Talvez que dê em nada. Nós somos só blogueiros, nada mais.

Saudações.

Mais lidas da semana