sábado, 21 de janeiro de 2012

Portugal: Protesto com criticas ao PR e confrontos com elementos do PNR



TSF

No protesto deste sábado em Lisboa, onde houve confrontos com elementos do PNR, têm-se ouvido palavras contra Cavaco. Também em Guimarães o Presidente foi alvo das críticas no protesto da CGTP.

Em Lisboa, a Plataforma 15 de Outubro conseguiu reunir várias centenas de pessoas contra a crise, num protesto ruidoso e com muitas palavras de ordem que saiu do Marquês de Pombal em direcção ao Parlamento. Pelas 17:00 horas, teve início uma assembleia popular.

Têm sido dirigidos muitos recados ao Presidente da República, como «pobrezinho do Cavaco» ou «a reforma não lhe chega para as despesas», em resposta às declarações de Cavaco Silva proferidas esta sexta-feira.

O início do protesto ficou marcado por confrontos, quando supostos integrantes do Partido Nacional Renovador (PNR) terão tentado juntar-se, sendo de imediato afastado por alguns manifestantes. A polícia foi obrigada a intervir.

Francisco Colaço, um dos activistas no protesto, contou que «elementos do PNR integraram-se na manifestação e foram imediatamente isolados pelo conjunto», por violarem «as regras gerais da democracia» e não serem bem-vindos num protesto contra a crise e a exploração.

Entretanto, Garcia Pereira, líder do PCTP/MRPP, disse que as manifestações como homens, já que não se medem aos palcos. Isto porque algumas pessoas no local compararam a participação neste protesto, que poderá rondar as 2000 pessoas, com a de 15 de Outubro de 2011.

Em Guimarães, Capital Europeia da Cultura, num protesto organizado pela CGTP que envolve uma marcha de sete quilómetros, também se ouviram palavras de ordem contra Cavaco Silva.


Sem comentários:

Mais lidas da semana