quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ruptura de dique no Estado do Rio de Janeiro obriga 4000 pessoas a deixar as suas casas



Jornal de Notícias, com foto em Lusa

A ruptura de um dique na manhã desta quinta-feira obrigou 4000 pessoas a deixar as suas casas na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, major Edson Braga, 1200 famílias tiveram apenas três horas para deixar o bairro de Três Vendas, onde a água deverá atingir cerca de dois metros de altura. "Nós estamos trabalhando preventivamente para remover as pessoas em tempo hábil para evitar maiores prejuízos", disse o responsável, citado pelo jornal "Folha de São Paulo".

Duas aeronaves, equipes de bombeiros e o Exército trabalhavam na retirada dos moradores, segundo informações da rede de televisão "GloboNews", e tendas começaram a ser montadas para abrigar as famílias.

A barragem que cedeu fica numa estrada que liga as cidades de Campos dos Goytacazes e Itaperuna. A erosão foi constatada por volta das 6.00 horas (8.00 em Lisboa) por um agente da Defesa Civil que morava nas imediações.

Antes da inundação provocada pela ruptura do dique, Campos dos Goytacazes já registava pelo menos 590 pessoas desabrigadas devido ao aumento do nível do rio Paraíba do Sul.

O Paraíba do Sul recebe as águas dos rios Muriaé e Pomba, que nascem no Estado de Minas Gerais, o mais afectado pelas chuvas que atingem o Sudeste do Brasil.

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil do Rio de Janeiro, as chuvas deixaram um morto no Estado, no município de Laje do Muriaé.

Em Minas Gerais, já são 71 municípios em situação de emergência. Oito pessoas morreram e uma continua desaparecida após ter sido arrastada por uma enxurrada. Há registo de uma vítima também no Estado do Espírito Santo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana