quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Timor-Leste: FONGTIL rejeita a implementação do programa da língua materna


Os "pais" do projeto "línguas maternas" querem destruir a unidade nacional (PG)
Sapo TL

A Organização Não-Governamental Fórum Timor-Leste (FONGTIL) juntamente com a Rede Feto realizaram ontem uma conferência de imprensa para uma resposta ao processo de implementação do novo plano educacional baseado nas línguas maternas, como matéria principal no ensino Pré-escolar até Quarto Ano do Ensino Básico, informa o CJITL.

Os distritos de Lospalos, Manatuto e Oecusse verão implementadas estas medidas já neste mês de Fevereiro. Segundo FONGTIL e a Rede Feto, esta política poderá criar um obstáculo no processo de aprendizagem, porque é desintegrado, ineficiente e não é sustentável.

“Esta política só irá prejudicar o orçamento de Estado e não irá contribuir em nada para o desenvolvimento nacional”, explicaram.

Estas duas organizações acrescentam ainda que este programa traria mais divisões entre as diferentes regiões do país, prejudicando as crianças no seu processo de aprendizagem e gradualmente iria destruir a identidade e unidade nacional.

“Pedimos ao Presidente da República, ao Governo e ao Parlamento nacional para prestarem atenção a estas políticas, que de certa forma, irão prejudicar a unidade nacional”, disse Dinorah Granadeiro da FONGTIL.

SAPO TL com CJITL

1 comentário:

Anónimo disse...

A rejeição desta política baseia-se apenas na ameaça de ‘criar divisão’ mas não na vantagem ou desvantagem da aprendizagem das crianças. Parece que há boas intenções neste programa mas que são precisos esclarecer ao pessoal, tanto aos pais como aos governantes.

Mais lidas da semana