domingo, 22 de janeiro de 2012

Timor-Leste: General Taur Matan Ruak já entregou candidatura às presidenciais



MSE - Lusa

Díli, 20 jan (Lusa) - O general Taur Matan Ruak confirmou hoje à agência Lusa que já entregou a sua candidatura às eleições presidenciais de Timor-Leste, a realizar a 17 de março, no Supremo Tribunal de Recurso do país.

"A minha equipa já entregou, mas eu não estive presente", afirmou, quando questionado pela agência Lusa se a sua candidatura já tinha sido entregue.

O presidente do Supremo Tribunal de Recurso de Timor-Leste, Cláudio Ximenes, disse que já deram entrada naquele órgão judicial três candidaturas às eleições presidenciais.

"Houve três candidatos que já apresentaram (as candidaturas) no tribunal. As candidaturas entraram uma na segunda, uma na terça e uma na quarta e já estão a ser analisadas pelo tribunal para verificar sobre a sua regularidade", afirmou à Lusa o juiz Cláudio Ximenes, sem precisar os nomes dos candidatos.

O presidente do Supremo Tribunal de Recurso timorense disse também que as candidaturas às eleições presidenciais podem ser apresentadas até ao dia 06 de fevereiro.

"A lei diz que têm de apresentar num prazo de 20 dias a contar da data da publicação no Jornal da República do decreto presidencial que fixa a data das eleições. Isso quer dizer que esse prazo começou na segunda-feira passada, dia 16 de janeiro e irá terminar no dia 05 de fevereiro", disse, sublinhando que como o dia 05 de fevereiro é um domingo as candidaturas podem ser entregues até segunda-feira dia 06.

O juiz Cláudio Ximenes disse também que o tribunal vai "imediatamente começar o processo de verificação e notificar as partes para corrigir eventuais irregularidades que tenham sido detetadas.

"No termo do prazo para apresentação das candidaturas o tribunal terá mais 10 dias pelo menos para decidir e publicar quais são as candidaturas que são efetivamente recebidas e consideradas válidas pelo tribunal", disse.

As eleições presidenciais de Timor-Leste, as terceiras que ocorrem no país, estão marcadas para 17 de março.

Anunciaram já publicamente a sua candidatura às presidenciais Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, o presidente do parlamento Fernando Lasama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático (PD), Manuel Tilman, deputado, apoiado pelo partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin e o antigo ministro do Interior Rogério Lobato.

O atual Presidente, José Ramos-Horta, ainda não anunciou se vai recandidatar-se ao cargo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana