sábado, 7 de janeiro de 2012

Polícia espanca e faz julgar miúdo que roubou sandálias. Cidadãos enviam 1200 pares




Luis M. Faria – Expresso, em Blogues

Um rapaz de quinze anos rouba umas sandálias à porta de um edifício da polícia. Eram sandálias daquelas mais baratas, que se usam na praia.

Durante seis meses, aparentemente, não acontece nada. Então um sargento acusa o rapaz. Ele é levado para um local onde vários polícias o espancam forte e feio.

A família fica horrorizada quando vê as marcas no corpo, e queixa-se. O sargento responsável pela barbaridade resolve contratacar acusando o rapaz de roubo.

Escusado será dizer quem vai a tribunal e é condenado.

Onda de solidariedade

Desde o fim da ditadura de Suharto, a Indonésia tem feito progressos. Mas tal como noutros países, instituições como a polícia e os tribunais são lentas a mudar -- até porque o pessoal continua o mesmo de antigamente.

A diferença agora está nos meios de comunicação. O caso do adolescente espancado e condenado por roubar umas sandálias tornou-se conhecido nos últimos dias de 2011 e inflamou a internet. Surgiu logo uma campanha de solidariedade popular.

A forma que tomou essa campanha foi original: centenas de pessoas em todo o país começaram a enviar sandálias para a polícia. Uma iniciativa que partiu de estudantes indonésios na Alemanha.

Justiça restaurativa e não punitiva

O objectivo era atingir os mil pares, mas parece que já chegaram muito mais que mil.

A polícia, apanhada de surpresa, diz que abriu um inquérito interno. O instituto oficial de proteção de crianças pediu que se investigasse igualmente o juiz. Embora o rapaz não tenha ido para a cadeia -- podia ter apanhado cinco anos -- ficou com uma condenação no cadastro.

Não é apenas a brutalidade policial, rotineira como possa ser, que está em causa. Segundo uma associação de direitos humanos, fica mais uma vez demonstrada a necessidade de promover a chamada justiça restaurativa (i.e. a que promove a educação e o arrependimento) em lugar da punitiva quando estão em causa menores.

Sem comentários:

Mais lidas da semana