quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Timor-Leste: OIM RENOVA COMPLEXO DESPORTIVO DE DÍLI




A Organização Internacional para as Migrações (OIM) concluiu as obras do complexo desportivo de Díli. O mesmo será usado como Centro de Refúgio, para possíveis desastres naturais.

A remodelação incluiu um reforço das colunas principais, renovação do saneamento e sistemas eléctricos, adaptação de instalações sanitárias existentes e a construção de mais banheiros e chuveiros. Também foi construída uma cozinha externa e a inclusão de redes de mosquito nas janelas.

Desta forma o edifício ganha uma nova face. O projecto, financiado pelo governo australiano e gerido pela OIM em nome da AusAID, foi apoiado pelo "Seabees" - membros da Marinha dos Estados Unidos, do Batalhão na área da Construção em Timor-Leste.

O complexo poderá albergar até 1000 pessoas, 400 pessoas no ginásio principal, 200 pessoas no ginásio secundário e outras 400 pessoas em tendas.

A OIM lançou o projecto na qualidade de principal agência de coordenação, traduzindo para tétum um conjunto específico de directrizes para a criação e gestão de centros em Timor-Leste.

Em Agosto a OIM, em nome do grupo Camp Coordination and Camp Management (CCCM) , organizou uma formação na área de gestão do complexto desportivo, para funcionários do governo e trabalhadores de ajuda humanitária em Díli.

A formação incluiu uma componente prática, após sessões de aprendizagem no Complexo Ginásio de Díli.

Timor-Leste tem conhecido, principalmente na última década, várias ocorrências de pessoas desalojadas. Mais recentemente, no verão de 2010, após fortes chuvas, cerca de 600 famílias tiveram que abandonar suas casas.

SAPO TL com OIM

Nota Página Global
De Timor-Leste para Portugal a Agência Lusa CONTINUA A BRINCAR À INFORMAÇÃO, contudo o noticiário em tétum é profícuo na comunicação social timorense e até online. A atualidade timorense está repleta de acontecimentos merecedores de referências noticiosas. A Agência Lusa está a gozar férias em Timor-Leste? Tanto quanto reza na história sabemos que Luiz de Camões era zarolho mas a Lusa parece que está a ser dirigida por um Camões cego... e surdo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana