sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Timor-Leste: Ramos-Horta anuncia recandidatura à Presidência no domingo



MSE – Lusa, com foto

Díli, 27 jan (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, anuncia no domingo a sua candidatura às eleições presidenciais de 17 março, segundo a agenda oficial divulgada hoje pelo sítio na Internet da Presidência timorense.

Segundo a agenda divulgada, no domingo às 15:00 locais (06:00 em Lisboa, realiza-se em Canossa Becora, Díli, a cerimónia de entrega das 100.000 assinaturas do candidato presidencial José Ramos-Horta

José Ramos-Horta tomou posse como Presidente de Timor-Leste a 20 de maio de 2007, após ter ganho a segunda volta das eleições presidenciais contra Francisco Lu Olo Guterres (apoiado pela Fretilin) com 69,12 por cento dos votos.

Antes de ser eleito para Presidente da República timorense, José Ramos-Horta já tinha ocupado funções de ministro dos Negócios Estrangeiros durante dois governos provisórios, ainda com o país sob administração das Nações Unida.

Ramos-Horta assumiu também funções de primeiro-ministro em 2006 depois de Mari Alkatiri ter apresentado a demissão em consequência da crise política-militar nesse ano.

Em fevereiro de 2008, José Ramos-Horta foi vítima de uma tentativa de assassínio, tendo sido baleado e recebido tratamento médico na Austrália.

Anunciaram já publicamente a sua candidatura às próximas presidenciais Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, o presidente do parlamento, Fernando Lasama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático (PD), Manuel Tilman, deputado, apoiado pelo partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin, o antigo ministro do Interior Rogério Lobato, e Angelita Pires, companheira do major Alfredo Reinado, morto a tiro no dia do atentado contra Ramos-Horta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso Ramos agora é a valer. Vamos ver em quem é quem é que o povo acredita se na força e inteligência da relações externas ou na força da resistência interna?

Anónimo disse...

Oh caro amigo,

Continue a atirar pedras como na idade da pedra e terá um país da idade da Pedra. Continue com a sua forca da resistência interna e não use a inteligência, que vai ver onde Timor vai parar!!
Em Baucau a resistência interna já comecou com grandes vergonhas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Timor vai como as outras nações pobres, criar ricos em vez de riqueza pois quem governa actualmente Timor Leste é o petroleo e a australia. Esta é a maior vergonha e nem Mata Ruak vai mudar... Timor so muda quando a igreja catolica deixar de interferir nos assuntos de estado.

Mais lidas da semana