segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ban Ki-moon pede a Angola para fornecer helicópteros às missões de paz da ONU



CSR - Lusa

Luanda, 27 fev (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje a Angola para fornecer helicópteros às missões de paz da ONU em países como a República Democrática do Congo e Sudão do Sul.

"Várias das missões de paz, incluindo na República Democrática do Congo (MONUSCO) e no Sudão do Sul (UNMISS), estão a sofrer de falta de alguns helicópteros. Apreciaria se o seu governo pudesse ajudar-nos", disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Martin Nesirky, citando afirmações de Ban Ki-moon durante uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti.

A UNMISS é a sucessora de uma missão colocada no Sudão depois do acordo de paz estabelecido em 2005, que levou à independência do Sudão do Sul em julho de 2011.

A UNMISS foi encarregada de consolidar a frágil paz no novo país, que é ameaçado por conflitos étnicos, por constante tensão na fronteira com o Sudão e por uma disputa não resolvida sobre taxas de trânsito de petróleo.

Ban Ki-moon, que termina hoje uma visita de dois dias a Angola, queixou-se em janeiro de que o número de helicópteros atribuídos pelos vários países a operações da ONU sofreu uma redução e de que as Nações Unidas não estão a conseguir enviar contingentes para a cidade sul-sudanesa de Pibor, onde a organização diz que dezenas ou talvez centenas de pessoas morreram em confrontos entre grupos das etnias Lou Nuer e Murle.

A missão de estabilização da Nações Unidas na RDC (MONUSCO), foi criada em 2010 para suceder a uma missão instalada em 1999, para proteger civis e grupos humanitários de ataques de grupos rebeldes no leste do país. É uma das maiores operações de paz da ONU no mundo, com cerca de 20.000 efetivos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana