sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: ARRANCOU A MÁQUINA DA FRAUDE TAMBARINA NA PRAIA



Liberal (cv)

O corte de fornecimento de água à capital é estratégia de campanha

A Electra anda a distribuir água de borla nos chafarizes, mas deixa um recado aos populares: “foi o Nando Moeda que mandou trazer água”… A trafulhice soma e segue no reinado de José Maria Neves.

Praia, 24 de Fevereiro 2012 - A Electra tem estado a distribuir água nalguns bairros da capital utilizando auto-tanques [viaturas do Estado], deixando uma mensagem interessante junto dos populares: “foi o Nando Moeda (candidato do PAICV às autárquicas no concelho da Praia) que mandou trazer água”.

Mas o descaramento tambarina não fica por aqui. Na terça-feira, um auto-tanque do Hospital Agostinho Neto (matrícula ST-32-KF) – unidade de saúde dirigida actualmente pela esposa do Ministro da Energia, Humberto Brito -, foi flagrado a distribuir água, gratuitamente, em Tira Chapéu, enquanto outros veículos o faziam noutros bairros, como Achada Grande Frente e Trás.

O que não se percebe, é que o actual presidente do Conselho de Administração da Electra, Alexandre Fontes - desrespeitando até um apelo do Presidente da República -, ter dito hoje na rádio que a sua empresa não vai acatar a decisão do tribunal porque têm ainda mais cinco dias para contestar a decisão do tribunal. Ou seja, não vai ligar energia eléctrica na Câmara da Praia ou abastecer água nos chafarizes (por decisão da Justiça), porque esses bens têm custos para a empresa, mas andou a distribuir água nos bairros, gratuitamente.

Em vez de o governo interceder e obrigar a Electra a repor a normalidade do fornecimento, de forma a não prejudicar as populações, usa expedientes do tipo. Como se um camião cisterna fosse suficiente para fornecer água a 45 por cento da população da cidade que se abastece através de chafarizes. E vê-se logo que a intenção do uso do camião cisterna é eleitoralista, não se coibindo de brincar com as necessidades básicas de uma parte significativa da população, a mais pobre e vulnerável.

O que não esperava, nem Alexandre Fontes nem o PAICV é que a astúcia e o maquiavelismo partidário iriam perdurar por tão pouco tempo, esquecendo por completo - o administrador da Electra que cumpriu as ordens do presidente do partido, José Maria Neves, para cortar luz e água à populção da Praia - que a verdade é como o azeite, vem sempre à tona.

Na semana passada, a Electra cortou 52 dos 57 chafarizes da Câmara da Praia, situação que perdura até hoje. Na terça-feira, 21, o Tribunal Judicial da Comarca da Praia deu provimento a uma providência cautelar interposta pelo executivo municipal de Ulisses Correia e Silva. Em causa, esteve a circunstância de a Electra ter cortado a energia aos serviços da Câmara Municipal da Praia e interrompido o fornecimento de água nos chafarizes que abastecem mais de 40 por cento da população do concelho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana