quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FRANCESES VÊEM EM BERLIM DESEJO DE DOMÍNIO DA EUROPA



Paulo Alexandre Amaral, RTP

Uma sondagem realizada pela televisão alemã ARD indica que seis em cada dez franceses acreditam que a Alemanha volta a ter o desejo de ser a potência dominante na Europa. Por outro lado é irónico verificar que a chanceler Angela Merkel é mais popular em França do que o próprio Presidente gaulês, Nicolas Sarkozy.

De acordo com estudo realizado pela ARD, 61 por cento dos franceses responderam afirmativamente à questão "Tem a impressão que a Alemanha procura atualmente tornar-se a potência dominante na Europa?".

Com um convicto "totalmente" responderam 26 por cento dos inquiridos, enquanto outros 35 por cento foram mais comedidos com "um pouco". Negativas, apenas 31 por cento das respostas: não, a Alemanha não tem a ambição de dominar.

Escrutinando mais fundo esses desígnios germânicos, os franceses dividiram-se na altura de esclarecer das razões por que Berlim está empenhada em salvar o euro: 41 por cento dizem que a Alemanha utiliza a crise do euro para reforçar a economia à conta dos outros países da União Europeia; outros 42 por cento acreditam no entanto que há um empenho genuíno da Alemanha no apoio aos países em crise da Zona Euro, no sentido de salvar a União.

Merkel colhe simpatias dos franceses

Estranho nesta inquirição é a preferência dos franceses pela chanceler alemã quando emparelhada com o seu próprio Presidente.

São 60 por cento dos franceses a manifestar uma opinião positiva acerca de Angela Merkel (7 por cento "muito boa" e 53 por cento "boa"), enquanto Nicolas Sarkozy conta com 36 por cento de opiniões favoráveis.

Sem comentários:

Mais lidas da semana