segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

GREVE ÀS HORAS EXTRAORDINÁRIAS NO METRO DE LISBOA



Sol – Lusa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa começam à meia-noite uma greve às horas extra, que se prolongará até 31 de Março, para contestar o «incumprimento» do Acordo de Empresa no que respeita ao pagamento do trabalho extraordinário.

«A greve começa às 00h00 de dia 21 de Fevereiro e vai durar até às 24h do dia 31 de Março», disse à agência Lusa Anabela Carvalhosa, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).

A sindicalista explicou que a paralisação visa contestar «o incumprimento» do Acordo de Empresa (AE) no que respeita ao pagamento das horas extraordinárias.

O AE do Metropolitano de Lisboa prevê o pagamento da primeira hora de trabalho extraordinário a 50 por cento e as restantes a 75 por cento, enquanto o Orçamento do Estado para este ano prevê uma redução destes valores. Assim, a primeira hora passa a ser paga a 25 por cento e as restantes a 37,5 por cento.

É esta redução que os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa contestam e que está na origem da greve.

A dirigente da FECTRANS admitiu que a paralisação pode provocar «algumas perturbações».

Contactada pela Lusa, fonte oficial do Metropolitano de Lisboa afirmou ser «difícil fazer previsões de possíveis impactos».

Sem comentários:

Mais lidas da semana