quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Guiné-Bissau: PAIGC, no poder, escolhe candidato presidencial no sábado



FP – Lusa, com foto

Bissau, 02 fev (Lusa) - O "bureau político" do PAIGC, no poder na Guiné-Bissau, reúne-se na sexta-feira e o Comité Central no sábado, para escolher o candidato às eleições presidenciais antecipadas de 18 de março, disse hoje o presidente do partido, Carlos Gomes Júnior.

Até agora surgiram quatro candidatos na esfera do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), um deles o próprio Carlos Gomes Júnior, também primeiro-ministro, que hoje disse aos jornalistas que vai aguardar a decisão dos órgãos de cúpula do partido.

"A democracia é assim, deve haver debate de ideias e a direção e os militantes certamente se pronunciarão", disse Carlos Gomes Júnior, acrescentando que "espera a decisão da direção do partido" quanto à sua candidatura.

No regresso da cimeira da União Africana, que decorreu no passado fim de semana na Etiópia, o primeiro-ministro e líder partidário não fez comentários à situação política no país, justificando que não sabia de nada, por estar a chegar (fez declarações no aeroporto).

"Estamos disponíveis, enquanto o país precisar de nós estamos disponíveis", disse, sem comentar reações negativas à sua candidatura a Presidente ou as candidaturas de outros militantes do partido.

"Depois da reunião do comité central nos pronunciaremos", disse.

A Guiné-Bissau vai a votos a 18 de março para escolher um novo Presidente da República, depois de o Presidente eleito, Malam Bacai Sanhá, ter morrido de doença no passado dia 09 de janeiro, em França, onde estava hospitalizado.


Sem comentários:

Mais lidas da semana